Blog Oppa

Oppa Entrevista: Erica Betbeder Saiba todos os detalhes do novo cenário do Que seja doce.

cenário

Conversamos com Erica Betbeder diretora de arte responsável pelo cenário da terceira temporada do programa Que seja doce, veiculado pelo GNT.

Luminária De Mesa Iracema – Base Triângulo | Cadeira Rosini 

 

Felipe Bronze, um dos principais rostos da cozinha de vanguarda do Brasil e do mundo, continua no comando da atração, junto com os jurados Lucas Corazza – prodígio da cozinha, é mestre das esculturas de chocolate e seu paladar apurado e apreço pela técnica não são fáceis de agradar -, Roberto Strongoli – Chef, padeiro e confeiteiro, ela não se contenta com pouco: um doce perfeito tem que ter sabor, aroma e textura em harmonia – e Carole Crema – Chef-executiva, consultora e confeiteira de mão cheia, tem ideias fortes, um paladar apurado e um altíssimo nível de exigência!

O Que seja doce chega em sua terceira temporada com cenário renovado e claro, com outras surpresas e novidades no cardápio. E como por aqui adoramos um papo inspirador conseguimos uns minutinhos do tempo da Erica que revelou alguns detalhes da história dela e da construção deste novo cenário.

sobre a Erica Betbeder

Erica P Betbeder, diretora de Arte e Cenógrafa, trabalha nas áreas de publicidade, televisão e teatro. Nasceu no Rio de Janeiro e reside em São Paulo desde 2007. Graduada em Cenografia e em Indumentária pela EBA-UFRJ.

sobre o caminho e escolhas da Erica

Acho que a arte sempre esteve presente. Desde criança desenhava, “pintava e bordava”, me aventurava em tudo que tinha ligação à arte. Então, segui minha intuição e estudei Cenografia e Indumentária na UFRJ. Não conhecia as áreas de atuação desse mercado, mas fui muito feliz na minha escolha. Durante o curso já surgiram oportunidades, primeiro no Teatro, depois na TV e Publicidade.

No ano de 2007, mudei do Rio para São Paulo e foi quando projetos ainda maiores e desafiadores bateram à minha porta. Recentemente surgiram projetos na área de decoração de interiores e assim iniciamos a Arandela12.

 

Mesa Geométrica | Buffet Portunhol 

sobre concepção de cenários

Normalmente a criação de um cenário segue este formato:

– Recebo o briefing do cliente e entendo o que o projeto necessita;

– Faço a apresentação da ideia do cenário, com imagens de referência e desenhos 3D do cenário;

– Depois de aprovado são feitos os desenhos técnicos;

E então o cenário é construído.

Pontuei de forma resumida, mas agradar 100% o cliente nem sempre é uma tarefa simples ;)

Bar Portunhol 

sobre cenários x decoração

Cenário e decoração de interiores conceitualmente seguem a mesma diretriz, que basicamente é interpretar o que o cliente necessita. Acho que a maior diferença está na forma de olhar. No olhar da câmera planejamos os enquadramentos, posicionamos a decoração para estar dentro desta “moldura”, enquanto no ambiente de uma casa real todos os cantos precisam ser pensados, pois o olhar não é limitado.

Banqueta Pequi 

sobre o novo Que Seja Doce

No programa Que Seja Doce 2017, o conceito é “Casa”. Pensamos em deixar o projeto mais próximo ao lar para o telespectador ter uma associação direta ao tema. O cenário tem sala de estar, sala de jantar, cozinha, cômodos aconchegantes e formas arquitetônicas simples. Abusamos nas cores para remeter aos doces, esse foi um pedido mais que especial do GNT. O mobiliário pensamos em formas e linhas contemporâneas, mantendo as cores e o clima “Casa”. Assim chegamos a Oppa, que encaixou-se perfeitamente ao cenário.

Cadeira Dinda | Banco Uma – G | Aparador Clock

 

Que Seja Doce, GNT

Concepção do projeto: Erica Betbeder

www.ericabetbeder.com.br | @arandela12

Produtoras de arte e objetos: Camila Ferrari e Alessandra Ferraz.

Sair da versão mobile