O frio chegou de vez. Não tem mais como negar. O Outono chegou mostrando todo o seu potencial gelado. Então chega de preguiça, é hora de estar preparado para quando a friagem máxima do inverno bater na porta ou entrar na miúda pela janela. Se a gente souber se cuidar, curtir o frio pode ser uma delícia. Por isso, pra ajudar listamos aqui ações simples que você pode fazer para se proteger do gelado.

1. Cabideiro no hall de entrada

Até ontem – ou quase isso – você colocava uma bermuda e uma camiseta ou um vestido e estava pronto. Pra que complicar? Bom, vou te contar o porquê: tá frio. O outono chegou, sentou no sofá e roubou o controle remoto. É a vez dele agora e a primeira ordem desse tirano é resgatar os casacos do armário.

Com dias bipolares, que não se decidem entre fazer frio ou calor, a melhor coisa é deixar essas peças de roupas sempre por perto. Pra isso, nada melhor que levar o cabideiro do quarto para perto da porta de entrada. Assim, você não corre o risco de ser enganado pelo céu azul e sempre pega o casaco antes de sair.

Cadeira Uma Preta no Hall de Entrada.

Pode ser a cadeira uma preta?

2. Manta no sofá

Vai, confessa: quantas vezes você já não passou frio no sofá por horas – ou o que pareceram ser horas – até vencer a preguiça de ir buscar um cobertor no quarto?

Para com isso, gente. Não é muito mais fácil deixar uma mantinha já no sofá e só puxar a dita cuja pra se cobrir? Se o cobertor for bacana, vira até decoração da boa! É legal ter estampas pela casa. Aí, é só curtir, até porque, mesmo com todos os agasalhos do mundo, quando você deita para ver um filme, o gostoso é ficar debaixo do pano, no casulo.

Mantas no sofá.

 

3. Tapete no chão

Quem é acostumado a andar descalço, não perde a mania mesmo quando o clima esfria e o piso fica gelado. Os teimosos de duas uma: ou andam de meia, e encardem a coitada; ou metem o pé pelado no piso frio e depois não tem santo que esquente esses icebergs.

A solução, pra quem não quer colocar carpete na casa toda, é apostar nos tapetes fofos, como o da foto, que dá conta do recado. Esses peludinhos podem fazer mais que aquecer os membros mortos de frio, eles podem alegrar a casa e esquentar a mente. Você nunca ouviu um amigo chato falar que frio é psicológico? Então, vai de cores quentes!

Tapetes no chão.

4. Luminárias na casa inteira

No verão as janelas ficam abertas pra brisa refrescar o calor. Já no outono, o contrário acontece: as janelas viram barreiras que servem para nos proteger do vento gelado. O jeito, então, pra deixar a casa iluminada, é acender a luz. Mas como o clima frio combina com atividades feitas à meia luz, como ver filme, tomar chá, beber um bom vinho e jantar a dois, o melhor é criar uma luz mais charmosa e suave.

O jeito mais fácil de conseguir isso, é espalhar luminárias de intensidade mais fraca nos cantos fora da visão. As opções são muitas: luminárias de mesa, de chão e pendentes que ficam mais perto da parede, ou que são bem baixos. Essas luzes de foco localizado criam uma atmosfera bem aconchegante. Aí, é só relaxar.

Luminárias.

Por fim, sabe o que é o prático? Se precisar de alguma coisa, tem tudo no site da Oppa!

Atualização do post publicado em 26 de mar de 2014.