Como quem tem família ou amigos de outra cidade sabe bem, ter um quarto de visitas às vezes faz falta. Mas, já que ter um cômodo só pra isso costuma sair caro e anda faltando espaço até pra quem mora na casa, o jeito é improvisar, o que possivelmente você já faz. Mas, se isso acontece com frequência, que tal dar uma dupla função para o ambiente em vez de esticar ou inflar um colchão na sala toda vez que alguém bater à porta de malas?
Pra começar, tenha um sofá-cama! Nada se encaixa melhor que ele na proposta sala/quarto. Na hora de escolher, só lembre de considerar seu tamanho tanto aberto quanto fechado, tomando cuidado pra não restringir a circulação nas duas situações.
Outra dica é substituir a mesa de centro por mesinhas laterais, de preferência em altura compatível com a do sofá. Quando chega alguém e você estica a cama, elas automaticamente viram mesas de cabeceira, especialmente com uma bandeja em cima com água e outras coisinhas pra quem não tem tanta intimidade pra abrir sua geladeira.
A iluminação pode até ser central com um pendente, mas considere colocar também uma segunda opção mais próxima do sofá-cama, como uma luminária de mesa ou arandelas. No dia a dia, elas também criam um jogo de luz mais aconchegante.
E, por fim, decore. Não é porque outras pessoas vão usar que o espaço não pode ter a sua cara. Coloque quadros, almofadas, vasos. São eles que darão mais naturalidade pro espaço se transformar.