Gente que tem alma de artista ou de criança anda com a cabeça nas nuvens e todo mundo sabe que é bem difícil trazer o foco de volta pra terra. Um dos poucos jeitos de realizar o feito, é fazendo o chão ser mais interessante que o céu. Mas como? Apostando em pisos ou tapetes coloridos e, de preferência, com um desenho bacana, como uma boa estampa geométrica.

Pra decoração não ficar exagerada, o melhor é manter as paredes lisas. Pode até ter cor, mas sem desenhos, já que a ideia é deixar o piso ser a estrela do ambiente. E pra isso não precisa pirar na geometria, um simples quadriculado funciona. Sabe, como aquele branco e preto da cozinha antiga? A dica é levar esse tipo de solução para outros cômodos da casa. Quem sabe assim as pessoas se juntem no sofá e não perto da bancada da pia.

Um espaço que tem o chão bem trabalhado chama mais atenção do que outro com paredes loucas. Pisos coloridos ou com esquemas geométricos deixam os ambientes mais interessantes – daqueles que você até volta pra olhar de novo. Dependendo do padrão e das cores que você usar, a decoração fica até com ar retrô. Depois disso, é só criar uma disposição de móveis que não cubra demais a obra de arte cubista que você tem aos pés.

Vai aí uma poltrona colorida para combinar?

Se você mora em uma casa ou apartamento alugado e não pode mudar o piso, o jeito é comprar tapetes legais. A vantagem é que se você enjoar da estampa ou das cores, é fácil mudar.

Post original: 7 de março de 2014.
Última atualização: 03 de março de 2022.