A história se repete: sempre que há festa, mesmo que somente para a sua família em casa, é aquela correria para preparar o cardápio, comprar as bebidas, pensar em todos os detalhes de decoração, separar a louça e os copos, fazer o vaivém infinito do supermercado etc. O mais engraçado é que pensamos em tantas coisas que o mais simples geralmente nos escapa: não pode faltar água à mesa! Afinal, só ela mata a sede de verdade. Por que, então, não oferecer água em uma roupagem especial, apropriada para a celebração? Está feito o convite para a água aromatizada – ou água saborizada – fazer parte do convívio nas festas de fim de ano, no piquenique, no luau, nas comemorações ao ar livre, nos almoços de família… O sucesso é garantido!

A água aromatizada tem nome chique mas preparo vapt-vupt: a receita nada mais é do que a água temperada com pedaços de frutas frescas, ervas aromáticas e até especiarias (os detalhes você aprenderá logo mais). Tudo natural e sem adição de açúcar, resultando em uma bebida leve, refrescante e saudável, que conquistará as visitas por seu sabor suave e sua beleza colorida.

Multicolor, refrescante e saudável: quem resiste à água saborizada? Foto: Mélane Lago.

Multicolor, refrescante e saudável: quem resiste à água saborizada? Foto: Mélane Lago.

Oppa! Que saber mais? Além de hidratar, a água aromatizada traz outros benefícios para a saúde, como explica a nutricionista Carol Morais: “Os fitoquímicos e compostos ativos desses ingredientes permanecem na água”. Assim, os minerais e vitaminas das frutas e ervas são ingeridos continuamente até a última gota da jarra.

Água aromatizada – a receita curinga

Capriche no mix de frutas – as combinações são infinitas. Foto: Carrie Vitt.

Capriche no mix de frutas – as combinações são infinitas. Foto: Carrie Vitt.

Existem mil e uma receitas de água aromatizada (e você ainda inventará as suas preferidas!), mas o site Deliciously Organic sugere uma fórmula básica:

  • 1 xícara de frutas frescas em pedaços ou fatias;
  • 2 raminhos de ervas (como hortelã, capim-cidreira…);
  • 8 xícaras de água filtrada;

Coloque tudo em um recipiente com tampa e deixe descansar por pelo menos 2 horas na geladeira a fim de que o líquido adquira o sabor e as propriedades nutricionais dos ingredientes. Depois, acrescente pedras de gelo a gosto e delicie-se com uma bebida refrescante e saudável, que dura até 2 dias quando conservada em baixas temperaturas.

Dica oppa: para surpreender de vez as visitas, substitua a água natural por água com gás! O passo a passo muda um pouquinho: adicione metade da água com gás durante o preparo e acrescente a segunda parte apenas antes de servir. Très chic!

Parece um drinque, mas é apenas água aromatizada feita com água gaseificada. Foto: Melissa Walker Horn.

Parece um drinque, mas é apenas água aromatizada feita com água gaseificada. Foto: Melissa Walker Horn.

Truques de mestre para a água aromatizada perfeita

Rápida e simples de fazer, a receita de água aromatizada fica ainda melhor quando lançamos mão de truques que fazem toda a diferença no resultado:

  • Para ajudar a liberar o sabor e o aroma da fruta, use as costas de uma colher para pressioná-la levemente.
  • O poder das ervas também pode ser “acionado” – esfregue as folhas ou os raminhos delicadamente na palma das mãos antes de colocar o ingrediente na jarra.
  • Este segredo ninguém conta: para a água saborizada brilhar na decoração à mesa, existe uma troca das frutas. Pronta a infusão, retire-a da geladeira, mexa bem os ingredientes e, então, coe os pedacinhos amassados ou desfeitos. Antes de servir aos convidados, adicione novas frutas frescas e muito gelo para enfeitar. Agora, sim, fica com cara de foto de revista!
  • Ao coar as frutas amassadas, não as descarte. Reaproveite-as em outras receitas, como geleias e salada de frutas.
  • O jarro de água aromatizada ficou vazio? Aproveite para enchê-lo uma segunda vez com água filtrada, deixando os frutos em nova infusão. O sabor não será tão marcante, mas, ainda assim, vale a pena prolongar o uso dos ingredientes.

5 receitas top de água saborizada

Estas receitas de água aromatizada são de dar água na boca! Fique à vontade para alterar quantidades e provar novas combinações.

1 Água de morango especial

Morango e manjericão formam uma combinação de sabores única. Experimente! Foto: Natasha’s Kitchen.

Morango e manjericão formam uma combinação de sabores única. Experimente! Foto: Natasha’s Kitchen.

6 morangos fatiados + ½ limão-siciliano fatiado + folhas de manjericão + 1 litro de água filtrada

Outra opção interessante é, no lugar do manjericão, utilizar folhas de capim-cidreira frescas.

2 Água de frutos cítricos

1 limão-taiti fatiado + ½ limão-siciliano fatiado + ½ laranja (ou grapefruit) fatiada + folhas de hortelã + 1,5 litro de água filtrada

Esta receita tem como protagonista um ingrediente que aparece com frequência em outras águas aromatizadas: o limão ajuda na digestão, fortalece a imunidade, auxilia no equilíbrio do pH do corpo e da função intestinal.

Uma alternativa que também pode agradar é substituir a hortelã por um raminho de alecrim.

Dica oppa: lavados os limões, antes de fatiá-los, role-os sobre a bancada com a palma da mão, pressionando levemente. Esse movimento auxilia a soltar o suco da fruta.

3 Água de maçã com canela

Água deliciosamente aromatizada com maçã e canela. Foto: Reprodução.

Água deliciosamente aromatizada com maçã e canela. Foto: Reprodução.

1 maçã em cubos ou fatias + 1 canela em pau + gotas de limão + 1 litro de água filtrada

Quem prefere o sabor de especiarias gostará desta versão de água aromatizada. A dupla de maçã com canela ganha realce com o limão, que também evita o escurecimento da fruta.

4 Água de melancia especial

6 cubos de melancia + folhas de hortelã + rodela de gengibre + 1 litro de água filtrada

Melancia já é a cara do verão, ainda mais nesta receita leve e super-refrescante, com o toque inesperado de gengibre.

5 Água de frutos vermelhos

Forminhas de frutas vermelhas? Tem! Foto: Musely.

Forminhas de frutas vermelhas? Tem! Foto: Musely.

Morangos em pedaços + amoras + mirtilos + framboesas = tudo na forminha de gelo!

A proposta aqui é diferente: coloque as frutas em pedaços pequenos em uma forma de gelo, adicione água e deixe congelar. Depois, coloque na jarra esses cubos de gelo especiais e acrescente 1 litro de água filtrada. Se quiser incrementar, adicione ramos de hortelã + cravinhos-da-índia.

O efeito visual dos gelinhos de frutos vermelhos deixará os convidados encantados!

Beleza se põe à mesa

A água aromatizada tem presença marcante na decoração da sala de jantar ou da mesa na varanda, já que conquista os olhares com seu colorido exuberante.

Para valorizar essa característica, utilize recipientes translúcidos – além do tradicional jarro de vidro, há potes de geleia, a jarra de cristal que veio da avó, a suqueira de festa… Monte uma bela bandeja com copos, dose extra de gelo e o jarro de água aromatizada para os convidados se servirem sempre que quiserem.

Depois, é curtir a festa e agradecer os elogios pelo capricho e pela boa ideia!

Você já fez água aromatizada para um evento especial? Qual é a sua receita favorita? Conte aqui embaixo!

Reprodução do post publicado em 20/12/2018.

Post por: Viví Kolér.