Não importa o ambiente da casa, ela é uma das principais responsáveis pelo aconchego e bem-estar: a iluminação é uma ferramenta essencial para conquistarmos um ambiente cozy, isto é, reconfortante. Ainda mais quando se trata de iluminação no quarto de casal, cômodo que pede o grau certo de luminosidade – nem de mais, nem de menos. Por isso reuni fotos de 11 bons exemplos para ajudar você a criar a iluminação perfeita no seu refúgio particular!

Comece com a regra básica

Não importa o tipo de luminária, quarto de casal pede iluminação de temperatura quente, com lâmpadas de luminosidade amarela, entre 2700K a 3000K.

Em vez de usar lâmpadas no teto projetando luz na cabeceira, invista no contrário: luminárias cujo facho “subam” pelas paredes, criando a aconchegante iluminação indireta. Projeto de Fernanda Marques Arquitetos Associados.

Um ambiente, dois cenários

Imagine que o quarto de casal vive, durante o cotidiano, dois cenários. De dia, é preciso claridade abundante na hora da faxina, de guardar as roupas no armário, de procurar miudezas na gaveta da cômoda… À noite, a cena é outra: a luz difusa, aconchegante, convida a uma bela noite de descanso.

É por isso que iluminação no quarto de casal pede mix de soluções!

Cenário 1: iluminação geral

Partindo do princípio, quarto de casal pede iluminação difusa para evitar o ofuscamento.

Dito isso, dá para usar, como iluminação geral, aquele ponto central no teto com um plafond ou uma luminária que rebata a luz para o forro, multiplicando a claridade.

Outra possibilidade é adotar um belo lustre pendente. Mas atenção! A luminária deve seguir o princípio de iluminação difusa ou indireta, de forma a não ofuscar.

Não tem ponto elétrico no forro e não pretende instalar? Não há problemas: as luminárias de piso (abaixo) podem muito bem garantir a claridade geral do quarto.

Uma alternativa que nunca sai de moda são as arandelas, que podem tanto cumprir o papel de iluminação geral (a depender da dimensão e do posicionamento) quanto função pontual na mesa-de-cabeceira. Por sinal, o papo a seguir é sobre luminárias decorativas!

Projeto da Doob Arquitetura.

Cenário 2: iluminação decorativa complementar

Anoitece… E cada um tem seus hábitos. Uns gostam de ler antes de dormir, outros preferem ver TV na cama, há quem medite para garantir o relaxamento profundo, e por aí vai. A iluminação complementar, com peças decorativas, vem para atender a cada demanda, proporcionando aquele ambiente superaconchegante!

Foto: Luis Gomes/Minha Casa

O quarto acima segue a tendência de abajures diferentes: à esquerda, a peça com cúpula emite luz indireta, enquanto a luminária branca proporciona foco direcionado, bom para leitura.

Dica Oppa: se o ambiente estiver escuro, com apenas uma luminária ligada, ler por muito tempo pode gerar cansaço visual. Lembre-se sempre do seu bem-estar e cuide da saúde dos olhos!

As luminárias de teto estão com tudo em todos os ambientes da casa, especialmente no quarto. A Luminária Pendente Aro é uma ótima sugestão caso goste da proposta acima.

Dica Oppa: a distância entre o tampo da mesa e a luminária pode variar entre 30 e 50 cm, conforme o modelo e o uso cotidiano.

+Veja também: dicas de como usar luminárias de teto na casa toda + 21 modelos

Outra opção são as luminárias pendentes com fixação na parede. Ficam um charme só! (Já pensou em usar a Luminária Pendente Lírio desse jeito?)

E quem disse que abajur precisa ser aquela peça tradicional? Não faltam luminárias lúdicas para os quartos modernos, como a Luminária de Mesa Mirtilo (à esquerda) e a Luminária de Mesa Lanterna (à direita).

Oppa! E vale citar uma alternativa muito utilizada atualmente: a fita de led produz nem muita nem pouca luz, ou seja, também fornece iluminação complementar no quarto de casal.

Dica extra: se você gosta de iluminação embutida forro de gesso…

…fique atento ao facho das lâmpadas dicroicas. Prefira que elas sejam posicionadas perto das paredes laterais e na parede contrária à cabeceira da cama.

Já forro de gesso com sanca que gera iluminação indireta, jogando luz para o teto, é muito bem-vindo!

Oppa! Fique atento para não colocar spots em cima da TV ou do ar-condicionado!

Agora, se você gosta do efeito da iluminação embutida no forro de gesso mas não quer quebra-quebra, pense no trilho com spots como alternativa! Claro, com os spots direcionados para as paredes.

Curtiu estas dicas para acertar em cheio na iluminação do quarto de casal? Aproveite para colocá-las em prática com as luminárias incríveis da Oppa! E, se estiver planejando a iluminação da sala de estar, não caia neste erro

Um beijo e até a próxima!

       Post por: Viví Kolér.

Fotos: Reprodução/Pinterest