Ter plantas dentro de casa muda o clima. Há quem acredite que viver em meio ao verde faz bem de um jeito meio místico ­– dizem que limpa as energias. Mas mesmo se o seu caminho é o ceticismo, não dá para negar que flores e folhas colorem e enfeitam os espaços. Além de que, para algumas pessoas é uma forma de distração e cuidado, pois a plantinha por mais que pouco depende de você e você dela – ainda mais depois de um dia cansativo e estressante de trabalho.

Pra quem não tem medo de se dar flores, vai uma dica importante: não acredite em tudo que você lê na internet.

Circulam em blogs e sites não especializados várias listas de plantas de fácil manutenção. A cada 10 listinhas, pelo menos 7 dizem que o cacto não exige muitos cuidados e se adapta em qualquer lugar. Não se engane! Esse tipo de planta pode beber pouca água, mas precisa de muito bronzeamento natural. Em um apê com janelas voltadas para o sul, onde a luz dá as caras só por algumas horinhas, o velório verde é certo. Mas calma, também não é difícil escolher a planta ideal para você, só não vai pensando que as plantas não precisam de atenção.

Cactos no apartamento.

Por isso, antes de sair por aí “assassinando” planta, é bom pesquisar bastante ou conversar com alguém que entenda de verdade de plantas e jardins. A gente vai te mostrar algumas opções bem bacanas de plantas para ter em casa, e claro para mais detalhes sobre o cuidado com elas procure um profissional na sua região. ;)

Conheça a sua colega de apê

É bom também estudar onde você quer colocar o novo ente da família. Cada pedaço da sua casa tem condições diferentes. Fatores como a quantidade de luz, sombra, vento e umidade do local podem influenciar muito na sua escolha de planta. Por exemplo, os cactos já citados. O sol visita e permanece na sua varanda a maior parte do dia? Deixe-o lá!

Meu lar renovado: decoração bonita e plantas!

Não esconda! Plantas sempre a vista

Uma dica pra não desanimar e não deixá-las morrer (tadinhas!) é colocar os vasos num lugar fácil, visível e interagir com elas de quando em quando. Sabe o que sua vó dizia sobre desabafar com elas? Faça isso!

Plantas no apartamento - Flores.

Jardim de primavera

Mas se você se empolgou com a história de ter sua pequena fábrica de oxigênio, o jeito é criar um jardim em algum canto mais livre. Uma boa é misturar vasos e plantas de tamanhos diferentes. Se eles forem pequenos, experimente usar banquinhos pra criar alguns degraus, ou ainda prateleiras.

Plantas em casa - Flores.

Monte aqui sua varanda!

Aproveite o clima para mudar o astral da decoração!

Quem não ama a primavera? Os dias são mais ensolarados, o vento fresquinho, o cheiro das flores espalhado pelo ar, todos são sinônimos de felicidade (claro, para quem ama tudo isso, né?). E, porque, não deixar a sua decoração muito mais alegre, cheia de flores e cores? A dica é: combine flores amarelas, cortina neutra e almofadas geométricas coloridas. É um arraso!

Tem inspiração de sobra?
Monte a sua varanda com desconto! Aproveite a promoção de primavera 🌸

Plantas em casa - Flores.

Por fim, quais plantas você tem em casa? Como é o seu jardim?

Post publicado em 13/03/2014 | Última atualização: 23/09/2021.
Fotos: Reprodução/Pinterest.