Horas e horas no Pinterest, muitas folheadas em revistas e visitas a blogs de decoração… Seja em um apê alugado, seja um imóvel comprado mesmo, quando saímos da casa dos pais, achamos que é hora de colocar tudo em prática! Até a gente se deparar com questões financeiras e com os gostos de quem divide a casa conosco: tanto amigos quanto seu amor. Já que a Oppa dá aquela força na primeira questão, preparamos algumas dicas para você lidar com a segunda parte – como compartilhar a casa em harmonia com os demais habitantes? Com estas dicas, e um bocado de paciência, tudo dará certo!

Aposte em móveis com divisórias

Não é preciso demarcar território e brigar toda vez que encostarem nas suas coisas. Isso é chato e atrapalha a convivência. No entanto, uma estante com vários nichos, por exemplo, é útil para que um organize os livros por autor, enquanto o outro prefere fazer isso por cor ou pelo critério que quiser.

GSE_9508_673

Opte por alguns móveis neutros

Na verdade, são aqueles móveis de que todo mundo gosta, sabe? Ou, pelo menos, não desgoste. Em uma casa compartilhada, é mais fácil uma mesa branca agradar a todos do que uma mesa cor-de-rosa, por exemplo. E esta dica é importante para falarmos da seguinte…

Mesa de Jantar Eme branca – discretinha, mas com identidade própria.

Adicione também móveis que tenham a ver com cada um

A ideia aqui é juntar quadros de um, o móvel que é xodó do outro, aquela almofada de crochê feita pela avó do terceiro… A intenção é montar uma mistura de elementos harmoniosa, com uma paleta que atenda a todos os gostos.

Almofadas Aimê, aquela pitada romântica na decoração da sala de estar.

É claro que, quanto mais pessoas, mais complicado. Mas, acredite, é possível conquistar uma decoração cheia de personalidade mesmo compartilhando a casa!

+Veja também: decoração com pôsteres de filmes

Compartilhar a casa é fazer aquele mix danado de bom!

Depois de definidas as cores, misture também estampas, padrões, tipos de cadeira e o que mais o bom senso permitir! Aproveite para curtir esse processo, experimentando possibilidades, pesquisando, trocando ideias com os amigos ou seu par… Afinal, geralmente, mais cabeças pensando conseguem resultados melhores do que só uma!

Poltrona Agnes em combinação com almofada e tapete estampados.

+Veja também: como aproveitar bem espaços pequenos

 

Fotos: Oppa. / Atualização de publicação original feita em 30/10/2013.