Uma opção mais barata do que comprar arte para decorar a casa é apostar em cartazes de filmes. E as duas formas mais simples de encontrar pôsteres são: comprando em lojas especializadas ou conversando com um dono de locadora de vídeos – acredite, ainda existem algumas remanescentes por aí. O bom é que além de deixar os cômodos mais bonitos, a decoração com pôsteres dá boas dicas às visitas sobre a personalidade dos moradores.

Os seus filmes favoritos dizem muito sobre você e, por isso, mesmo dão o que falar. Colocar esse tipo de décor em casa é pedir para entrar em conversas sobre a sétima e as outras artes. Então esteja preparado para esse tipo de debate – essa é a primeira dica. Não rola colocar o cartaz de O Poderoso Chefão na parede e ficar de bico sempre que alguém mandar um “eu vou fazer uma oferta que ele não pode recusar”.

+Veja também: aprenda a fazer a iluminação na sala de estar e assista a seus filmes prediletos como se estivesse no cinema!

stedshem3

O colorido da decoração com pôsteres

Ninguém elege seus filmes favoritos pelo cartaz, mas, na hora de escolher os que vão para a parede, vale selecionar aqueles que têm algo em comum, como uma lavagem pastel ou, ao contrário, cores vibrantes. Escolhidos os pôsteres, a dica é não colocar os que são parecidos lado a lado, e sim os mais contrastantes, a fim de que uma arte valorize a outra.

Moldura? Precisa, sim!

Antes de mais nada, invista em molduras para os pôsteres, senão eles podem se deteriorar cedo demais. A galerista Patricia Cornish compartilhou com a gente boas dicas de como cuidar de obras de arte em casa, mas, em resumo, o que ela disse foi: “A moldura protege contra todos os males”. E por males, ela quis dizer poeira, luz forte, umidade etc.

Para funcionar, um detalhe importante é a distância entre o cartaz e o vidro: um não pode tocar no outro de jeito nenhum!

stedshem4

A altura certa

A medida adequada depende do pé-direito da sua casa. Considerando a altura média, que fica entre 2,50 m e 2,60 m, o bacana é deixar o centro da imagem a cerca de 1,55 m do chão. É para bater o olho e já ver o carão do King Kong!

No entanto, se você não quiser a altura padrão, e sim uma medida personalizada, a solução é usar uma trena para descobrir a que distância do chão estão os seus olhos. Aí é só pendurar o cartaz com base nesse número: deixe um terço do pôster para cima e dois terços para baixo dessa altura.

Dê uns 5 cm

A forma de criar o arranjo de pôsteres na parede é livre! Na decoração deste apartamento da imobiliária sueca Stadshem, por exemplo, a aposta foi na simetria no arranjo sobre o sofá e em uma composição equilibrada na decoração da sala de jantar.

Optar por um arranjo simétrico é o jeito mais simples e sem erro de criar uma decoração com pôsteres. Para fazer igual, puxe a calculadora e faça as contas do tamanho dos intervalos entre os quadros.

stedshem2

Dica Oppa: independentemente do arranjo que escolher, deixe pelo menos 5 cm entre molduras de modo a ficar mais agradável ao olhar.

Prego na parede

Ou não. Foi-se o tempo em que era preciso furar a parede para ter quadros em casa. Os ganchos adesivos são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas. Mais simples impossível: é só marcar a altura e colar o negócio. Fim. Pôster na parede, uma lindeza.

 

*Atualização de publicação original feita em 7/4/2014. Fotos: Divulgação/Stadshem.