Primeiramente, toda decoração começa por uma base de móveis de design e boa qualidade, formando a estrutura de uma casa gostosa e duradoura. Agora, o tempero da personalização vem mesmo com os objetos decorativos, como almofadas coloridas, lembranças de viagens, porta-retratos e tantos outros itens que coletamos vida afora para compor nossa história – e nosso lar. Há também os objetos que herdamos da família (como aquele adorável jogo de xícaras da avó) e as coleções (canecas estão no topo da lista!). Para manter esses itens queridos à vista, a sugestão é usar xícaras e canecas na decoração com novas funções. Então, vamos experimentar 9 ideias inspiradoras ajudam na organização e embelezam os ambientes?

1# Caneca como organizador de canetas no escritório

Xícaras e canecas na decoração

Tem porta-lápis mais bonito?

Esta ideia já é pra lá de antiga, não é? Mas dá para aperfeiçoá-la, criando um arranjo de canecas e copos alternados sobre a escrivaninha. Repare que há também uma separação por cores. Da mesma forma, o resultado é de encher os olhos!

2# Xícaras e canecas como porta-velas

Decoração com canecas e xícaras

Canecas esmaltadas são ótimas para velas perfumadas. Elas que além de lindas deixam o ambiente mais aconchegante.

Sabe quando o jogo de xícaras vai se quebrando e sobram só uma ou duas? Aqui está uma ideia de reaproveitar essas peças em vez de descartá-las: transforme as xícaras em porta-velas. Não é difícil encontrar kits prontos para fazer velas, com pavio, parafina e até aromas especiais. Como resultado, as canecas esmaltadas da foto ficaram um charme só!

+Veja também: sabe qual é a função da caneca ao celebrar uma festa da sopa em casa? Vem ver!

3# Caneca como porta-pincéis de maquiagem

Decoração com canecas e xícaras

Parece que o formato da caneca foi feito para isso – graças à sua profundidade, armazena os pincéis de maquiagem, que ficam à mão de um jeito prático e bonito. Também por a cerâmica ser um material pesado, a caneca permanece estável sobre a bancada ou a penteadeira.

4# Xícaras e pires como organizadores de bijuterias

Xícaras e canecas na decoração

Para objetos pequenos e acessórios de rotina, as xícaras são ótimas pedidas.

Já que estamos falando de organização em casa, já pensou em usar xícaras e pires como suporte para brincos, anéis e até botons? O arranjo faz lembrar os baús de tesouro de filmes de piratas: as preciosidades colocadas dentro dos conjuntos de porcelana enfeitam a penteadeira e facilitam na hora de escolher o que vestir, já que as peças ficam à vista.

5# Canecas como porta-trecos

Decoração com canecas e xícaras

DIY fácil com xícaras esmaltadas.

Ideia de DIY fácil de fazer: dá para criar um pequeno organizador com canecas esmaltadas presas em uma base de madeira. A invenção pode ajudar na organização do ateliê, do canto de costura ou do lavabo, guardando toalhinhas de mão. Simples, eficiente e com muita personalidade.

6# Xícaras e canecas na decoração da mesa posta

Decoração com canecas e xícaras

Para usar de formas diferentes.

Cola quente é mesmo a melhor amiga dos adeptos do DIY. Basta usar um bocado dela para empilhar xícaras e pratinhos e fazer você mesmo um porta-doces alto! Atenção para que a peça da base seja maior a fim de garantir estabilidade ao conjunto.

+Veja também: 8 ideias lindas para decorar a mesa com jogo americano

7# Caneca como vaso para arranjo de flores

Xícaras e canecas na decoração

Tudo combinandinho sim.

Se você não usou ainda xícaras ou canecas na decoração como vaso para flores, agora é a hora! Esse tipo de arranjo é perfeito para superfícies estreitas, como aparadores ou prateleiras (também em banheiro ou lavabo). Dica Oppa: sobre a mesa de jantar, os arranjos de flores altos podem até atrapalhar a conversa, enquanto os pequenos adicionam aquela pitada de beleza, sem atrapalhar a festa.

Comprar já meu aparador para enfeitá-lo com canecas floridas!

8# Xícaras e canecas como vasinho de suculentas e cactos

Xícaras e canecas na decoração

Suculenta na xícara. É ou não é um amor?

Plantar suculentas e cactos em xícaras e canecas virou um hit da internet. E fica mesmo uma graça! Um jeito prático é usar o recipiente apenas como cachepô, facilitando o escoamento da água. Agora, se preferir transplantar a espécie para a nova casinha, prepare a caneca ou a xícara fazendo um furo no fundo. E, depois, cubra-o com um pedaço de feltro, terra e a planta propriamente dita.

Xícaras e canecas na decoração

Quanto mais variada a combinação de espécies, formatos e cores de recipientes, melhor!

9# Caneca… para fazer bolo!

Na hora do café com bolo, a xícara e a caneca sempre estão presentes – mas aqui a proposta é que tenham um uso diferente do original. Os bolos de caneca, ou mug cakes, são preparados rapidamente no micro-ondas e matam aquela vontade de doce na medida. Não faltam receitas de dar água na boca! Além disso, a mesa ganha em beleza, com o desfile de canecas.

Decoração com canecas e xícaras

Logo, bolos lindos e gostosos nas canecas. <3

Enfim, já conhecia estas sugestões? Qual delas colocará em prática na decoração da sua casa? Vou adorar saber!

Um beijo e até a próxima!

       Post por: Viví Kolér.

Atualização do post publicado em 17 de out de 2019 | Fotos: Reprodução/Pinterest

Banner telegram (Bandejas).