Receber os amigos e familiares em casa é uma delícia! É preciso lembrar, porém, que – seja um petit comité, seja uma festa de arromba – há sempre toda uma organização envolvida em relação a compras, receitas, decoração, convites… Portanto, tudo o que vier para facilitar a vida na preparação desses eventos é mais do que bem-vindo. E aqui entra a dica da vez: já pensou em montar a mesa de jantar com jogo americano? 

Práticos e bonitos, esses acessórios acrescentam pontos à decoração e tornam a produção ainda mais caprichada com suas cores, texturas, formas… Versáteis, os jogos americanos costumam ter limpeza facilitada. Além disso, mesmo em caso de acidente durante a festa (como aquela taça de vinho que cai!), é rapidinho tirar da mesa só a peça danificada, em vez de uma toalha de mesa tradicional, concorda? Tendo em vista tudo isso, selecionei 8 ideias lindas para você se inspirar ao montar a mesa para receber a festa em casa!

Geometria moderna na sala de jantar

Que efeito! Cinza e branco formam o design geométrico do Jogo Americano Tube, criando o fundo perfeito para destacar os pratos vermelhos. A textura do móvel de madeira acrescenta o toque natural ao conjunto. 

+ Veja também: dicas para transformar a sala de estar no ambiente perfeito para fazer a festa em casa.

O charme do jogo americano rústico

Um pedaço de tecido xadrez retangular faz as vezes de lugar americano nesta composição, em que preto e branco predominam. O sousplat de fibra natural recebe dois pratos de porcelana, e o verde das folhas serve de moldura. Oppa! Reparou que o guardanapo é do mesmo tecido do jogo americano? 

Arco-íris 1: sobre a mesa de jantar 

Cada lugar, uma cor. Esta é uma ideia fácil de reproduzir: com jogos americanos de cores lisas, dá para compor mil e uma decorações sobre a mesa. O segredo é encontrar tonalidades que combinem entre si para conquistar um resultado harmonioso – aqui, optou-se por tons pastel. 

Arco-íris 2: ao redor da mesa de jantar

Esta também é uma mesa cheia de cores, mas nas cadeiras de jantar! O Jogo Americano Delpi exibe um padrão geométrico em preto e branco, servindo de base neutra ao conjunto. Note que, embaixo do prato de sopa branco, o prato raso amarelo cria profundidade visual. Simples e elegante.

Jogo americano personalizável, um must-have

O quadro-negro sai da escola para ganhar lugar de honra à mesa de jantar: no jogo americano feito de lousa, dá para escrever o nome dos convidados, anotar recadinhos às visitas, enfeitar com desenhos… E também o contrário: basta deixar o giz sobre a mesa para os convivas se divertirem com o lugar americano personalizável.

Cores e fibra em composição minimalista

Vermelho e amarelo – a louça vibrante já chama a atenção. Então como equilibrar o conjunto? Uma opção curinga é o jogo americano de fibra natural, aqui no formato redondo, indicado especialmente para mesas pequenas. 

Design moderno e louça em sintonia 

O Jogo Americano Urban se destaca sobre o tampo neutro. Mas ele não é o único – o prato raso vermelho faz par com o prato fundo branco, nas mesmas cores do lugar americano. Está aí um jeito moderno de usar as cores na decoração sobre a mesa.

Jogo americano ou sousplat?

Teoricamente, o lugar americano tem mais de 38 cm de diâmetro e comporta o serviço de mesa (sousplat, pratos, talheres), protegendo a superfície do tampo. Já o sousplat não supera os 35 cm de diâmetro e serve apenas de base decorativa aos pratos. Esta linda mesa posta, com velas e guardanapos dispostos de um jeito inusitado, deixa a dúvida: na sua opinião, seria a peça de fibra um lugar americano ou um sousplat? Deixe seu comentário aqui embaixo – estou curiosa para saber o que você acha!

Um beijo e até a próxima.

Fotos: Reprodução/Pinterest + Oppa.