Hoje é o dia do cinema nacional e pra essa data ser ainda mais especial, separamos 5 filmes brasileiros maravilhosos pra você apreciar deitadinho no seu sofá com muita pipoca e guaraná ou não. rs ;)

01_Page_Post_Tropa_Elite_01

1) *Tropa de Elite (2007): um capitão de polícia do Rio de Janeiro está cansado da vida que leva e está prestes a se aposentar, mas primeiro precisa encontrar um sucessor para liderar uma última missão em um dos morros mais perigosos do Rio. O filme ganhou um Urso de Ouro em Berlim (melhor filme) na categoria Policial. Vale muito a pena ver esse e sua continuação, Tropa de Elite 2.

Screenshot_35

2) *Cidade de Deus (2002): retrata a vida em uma favela do Rio de Janeiro, com fama de ser uma das partes mais perigosas da cidade maravilhosa. Quatro indicações ao Oscar (melhor diretor, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor montagem).

3)* Proibido Proibir (2005): três universitários, Paulo, Letícia e Leon, encaram conflitos morais e éticos de um triângulo amoroso ao se envolverem numa situação que traz terríveis consequências.

Screenshot_34

4) O alto da Compadecida (1998):  As aventuras dos nordestinos João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

5) Central do Brasil (2000): Um filme muito emocionante e cheio de histórias, Central do Brasil é praticamente um road movie, o grande destaque de atuação  fica com a atriz  Fernanda Montenegro,  na pele de Dora, uma mulher meio ranzinza que vai tendo seu coração amolecido pela convivência com o garoto Josué que está a procura de uma figura paterna. O filme ganhou um Urso de Ouro no Festival de Berlim e foi indicado à premiações como o Oscar, Globo de Ouro entre outros.

Os filmes que estão com (*) na frente estão disponíveis no Netflix e os outros você pode encontrar inteirinho no youtube! Agora que você já sabe um pouco de cada um e onde encontrá-los não tem mais desculpas pra dizer que não teve tempo de assistir. ;)