Primeiramente dar aquele upgrade na cozinha pode ser mais fácil do que você imagina. Além disso, há soluções rápidas que renovam a cara do ambiente sem precisar investir muito, e o resultado é surpreendente! Estas 7 dicas de reforma sem obra são especialmente válidas quando se trata da decoração de cozinha de apartamentos alugados. Que geralmente vêm com azulejos gastos, armários embutidos antigos e acabamentos de cores que nem sempre nos agradam. É hora de arregaçar as mangas e colocar as mãos à obra!

#1 Pintar o rejunte dos azulejos 

Rejunte renovado na cozinha.

Exemplo de rejunte escuro pintado de branco.

Às vezes, o revestimento cerâmico até está com bom aspecto, mas o rejunte estraga tudo de tão desgastado que está! Embora, nada que uma boa tinta para rejunte não resolva. Há produtos específicos para essa renovação rápida, possibilitando até trocar a cor do rejunte. Ao passo que o bico aplicador facilita o trabalho e, em poucas horas, a cozinha está de cara nova.

#2 Renovar os armários com adesivos e novos puxadores

Armários adesivados na cozinha.

Os delicados puxadores deram um efeito especial aos armários.

Papel adesivo (do tipo contact), adesivos decorativos – escolha o material preferido e encape a parte interna (ou externa!) de armários, gavetas e nichos. Este é um jeito de alegrar a decoração da cozinha sem deixar marcas definitivas. 

Embora pareçam um detalhe sem importância, os puxadores fazem toda a diferença na aparência dos móveis. Já pensou em atualizar essas peças por puxadores mais modernos ou talvez com um quê retrô? 

Dica Oppa: se preferir, substitua os armários da cozinha! A Meu Móvel de Madeira tem uma linha que é babado.

#3 Cozinha organizada com prateleiras e estantes 

Sob a bancada, o módulo com rodízios dá aquela força à organização na cozinha.

Sob a bancada, o módulo com rodízios dá aquela força à organização na cozinha.

Ter os utensílios à mão de forma organizada é o primeiro passo para uma cozinha funcional. Por isso, meça o espaço disponível e convoque prateleiras e estantes para ajudar na arrumação de pratos, talheres, panelas, travessas… Da mesma forma, em apartamentos alugados, contar com móveis de design inteligente é a melhor pedida: em caso de mudança de endereço, os móveis vão junto e se adaptam a outros ambientes sem dificuldades.

As prateleiras estreitas expõem livros de receitas, que mais parecem quadros enfeitando a cozinha! Foto: Reprodução/Pinterest.

As prateleiras estreitas expõem livros de receitas, que mais parecem quadros enfeitando a cozinha!

+ Veja também: 5 receitas de água aromatizada, com truques de como fazer e decorar

#4 Decorar a geladeira

A geladeira da cozinha entrou na onda da decoração com um adesivo amarelo.

A geladeira entrou na onda da decoração com um adesivo amarelo.

A geladeira é o maior eletrodoméstico da cozinha, marcando presença importante na decoração. Para conquistar um visual estiloso, a dica é revestir a face frontal de um papel adesivo (contact) ou enfeitá-la com um adesivo decorativo interessante. Por exemplo, reserve fotos, recadinhos e ímãs decorativos para a lateral da geladeira e evite, assim, aquela bagunça visual.

#5 Caprichar na iluminação da cozinha

Os pontos de luz instalados sob os armários superiores garantem claridade na bancada da cozinha.

Os pontos de luz instalados sob os armários superiores garantem claridade na bancada.

Boa iluminação faz toda a diferença na hora de preparar os pratos. Nesse sentido, colocar pequenas luminárias de LED embaixo dos armários aéreos proporciona iluminação direta sobre a bancada de trabalho. Outra ideia é instalar luminárias pendentes em pontos estratégicos, que adicionam uma pitada de beleza à decoração da cozinha.

A luminária pendente demarca a charmosa área de refeições na cozinha.

A luminária pendente demarca a charmosa área de refeições.

#6 Personalizar os utensílios expostos

DIY na cozinha.

Mais cores na cozinha!

Potes de mantimentos, vidros e utensílios que ficam expostos podem ganhar uma carinha única com uma pintura, uma faixa de tecido, washi-tape, adesivo do tipo lousa

7# Colocar uma passadeira 

Em um ambiente integrado como este, a cozinha fica em total harmonia com a sala – a passadeira ali e o tapete acolá, ambos com estampas marcantes.

Em um ambiente integrado como este, a cozinha fica em total harmonia com a sala – a passadeira ali e o tapete acolá, ambos com estampas marcantes.

Então, se o piso da cozinha não agrada, que tal cobri-lo com uma passadeira? Em primeiro lugar esse tipo de tapete, retangular e comprido, cabe perfeitamente em cozinhas estreitas, que mais parecem um corredor. E o efeito é o mesmo de um tapete na sala, isto é, as passadeiras dão um toque de cor e deixam o ambiente aconchegante! 

Enfim, todas ideias fáceis de colocar em prática, não é? Portanto, qual delas vai aplicar aí no seu lar, doce lar? Assim, conta aqui para a gente!

Um beijo e até a próxima!

Fotos: Reprodução Freepik e Pinterest.

*Atualização de publicação original feita em 22/01/2014.