bf52bf11294b4ba56c9e0ceb4721bea7

Poucas coisas dão tanta vida e personalidade à uma casa como a arte. Por sorte, no mundo o que não falta é artista, dos mais conhecidos ao seu amigo que faz uns desenhos irados. Então não tem desculpa para deixar as paredes peladas. E o melhor é que pra decorar o seu canto, não tem certo nem errado. O importante é escolher as artes que você realmente gosta e cuidar bem delas.

Pra ajudar nessa tarefa, a galerista Patricia Cornish nos deu algumas dicas. Antes de mais nada, ela contou que é importante colocar molduras inclusive nas obras mais simples. Para garantir que qualquer gravura ou pintura resista às maldades do tempo e da temperatura, não tem outra, tem que investir. Se a moldura for fechada com vidro, melhor ainda, porque evita que poeira estrague a tinta e o papel.

Uma boa moldura ajuda a conservar a obra por até 70 anos. Nada mal, hein? Vai que esse quadro que você herdou da sua vó valoriza bem. As boas molduras são feitas com papel passe-partout, tela de sustentação e fitas adesivas de ph neutro – “Não pode ter nada ácido ali, para evitar reações químicas que afetem a obra”, a Patricia explicou.

TheDesignFiles

É bom prestar atenção na distância entre o vidro do quadro e a arte. Um não pode tocar no outro de jeito nenhum. Isso, porque com as mudanças de temperatura, o vidro sua ­– ou você acha que só você passa calor no verão? Aí acontece o pior: a moldura que deveria salvar a pintura das intempéries, acaba ajudando a estragar a obra. Imagina, que absurdo. Ainda bem que agora você sabe disso e não vai cair nessa ; )

Para quem tem arte que já vale bastante – mesmo que seja valor sentimental, por que não? – a Patricia faz uma recomendação mais ousada, usar vidro com proteção UV. Ela disse: “o vidro comum serve mais para proteger da poeira e da luz forte, como a do flash, já esse vidro especial evita o desbotamento das obras de arte, que acontece por causa da luz do sol”. Mas se isso é ir longe demais, deixar a cortina fechada nos horários críticos já ajuda.

Bom, você deve estar pensando, “ai, que fadiga, vou deixar a janela sempre fechada e pronto”, mas, PÉÉÉÉÉM (isso deveria ser um som de buzina), você estaria errado! Para evitar o mofo, os quadros precisam respirar, tanto a parte da frente quanto a de trás. Então, deixe a luz entrar, e com ela uma boa dose de brisa. Só não faça isso, digamos, ao meio dia.

Por último, a Patricia deixou uma dica para quem ama arte, mas ainda está sem verba para colocar moldura nos seus tesouros. “A moldura protege de todos os males, mas se não der pra colocar uma, melhor guardar ilustrações e gravuras em um lugar reto, entre livros, por exemplo”, contou. Calma, vai chegar a sua hora, nunca é tarde pra vestir as paredes.

26a4a58d9664133ef20311127a7e0226

Imagem 1 via Inthralld / Imagem 2 via The Design Files / Imagem 3 via Cover MCT

www.oppa.com.br