A gente acredita que basta ter um grande amigo pra saber que não existe só o amor romântico. Felizmente, também tem a amizade, essa forma de amor sincera e generosa que é um cobertor de segurança pra toda a vida! E que é tão difícil de superar quando a gente perde, como mostra o filme Uma Passagem para Mário, que estreou ontem no circuito nacional.

uma passagem para mario

Dirigido pelo cineasta cearense Eric Laurence, o filme é um documentário ao estilo road movie que começa com os planos do diretor e de seu amigo Mário Duques de sair de Recife em direção ao deserto do Atacama, no Chile. À época, Mário lutava contra um câncer no fígado havia quatro anos.

uma passagem para mario8

Com a sua morte antes da finalização do longa, Eric Laurence levou a cabo o projeto, transformando a jornada dos dois amigos numa reflexão sensível sobre o luto, a superação da morte e, principalmente sobre a amizade, com depoimentos de pessoas que o diretor conheceu ao longo dos mais de 6 mil quilômetros percorridos na viagem.

uma passagem para mario5

O filme já foi exibido em vários festivais de cinema e, agora, estreia simultaneamente em 11 capitais brasileiras, inclusive em São Paulo, onde fica em cartaz no Espaço Itaú do Shopping Frei Caneca.

Mas o legal é que mesmo quem não mora em uma das 13 cidades também tem a chance de ver o filme através do projeto 1000 Cineclubes, que disponibiliza o download de Uma Passagem pra Mário. Basta cadastrar seu cineclube e fazer a solicitação através do formulário disponível no site.

uma passagem para mario2

Além disso, pra quem também sonha em conhecer o deserto do Atacama, a produção do filme tá com um concurso cultural que vai levar dois amigos pra lá.

Entra no site do concurso pra saber mais e participar!