Onda Reversa é como batizamos o movimento que a gente enxerga nas grandes cidades – uma inversão no sentido do fluxo que costumava acontecer de dentro para fora, da minoria para a maioria. Essa onda que por um bom tempo impôs comportamentos e plásticas do mainstream para as “bordas” agora faz o sentido contrário.

A periferia, as maiorias inferiorizadas e os grupos colocados às margens respondem com total força – conceitual e estética – a essa chamada. Empoderamento de suas histórias, seus valores e culturas populam as ruas do centro com seus movimentos, embalam as músicas com seu som, chocam nomes da alta costura com o frescor da sua liberdade autoral, surpreendem os designers e arquitetos com a sua simplicidade inventiva embotada de tradição.

Os contextos culturais, sociais e políticos também são fortes influenciadores: crise econômica, neo-feminismo, ocupação das escolas pela geração Z, fortalecimento do orgulho Afro, a convivência multicultural dada pelo acolhimento dos refugiados nas grandes cidades, o resgate das tradições culturais brasileiras, entre outros fatores.

Essa “reversão” resulta numa diáspora criativa que irriga e revigora todas as camadas da sociedade e seu reflexo é: inspirador, brasileiro e muito autêntico. Selecionamos abaixo alguns representantes dessa onda.

Arquitetura

Casa Vila Matilde

Recursos financeiros reduzidos não são limitadores para a criatividade. Os arquitetos do escritório Terra e Tuma desenvolveram para a dona Dalvaum projeto incrível e barato (foram gastos 150 mil reais para a mudança completa). Concreto aparente, lajes pré-fabricadas e uma disposição simples e funcional dos ambientes, com muita iluminação natural e ventilação. Essas foram as soluções encontradas para que a casa fosse eficiente e, mais do que habitada, apropriada para os seus moradores.

Casa Vila Matilde

Moda

Dresscoração

Loo Nascimento não queria só fazer peso na Terra, então, desenvolveu um projeto autoral de “referências de comportamento e estilo” para o empoderamento de mulheres e homens negros brasileiros, o Dresscoração.

Loo Nascimento