Por: Viví Kóler

Janeiro de inverno congelante na Alemanha. Mas em Colônia, cidade famosa por sua gigantesca catedral (que levou mais de 600 anos para ficar pronta!), o clima era de agito: uma das maiores feiras de design do mundo movimentou uma legião de profissionais, empresas e interessados pelas novidades de mobiliário e decoração. A IMM Colônia 2019 estava esplendorosa – posso afirmar porque eu, correspondente da Oppa, lá estive com a missão de conferir todas as tendências de perto!


Já viu as tendências da IMM Colônia 2019?

 

Depois de analisar o panorama geral dos lançamentos, fizemos nossa seleção dos Top 10 produtos que mais amamos na IMM Colônia 2019, levando em consideração o design, a inovação, os materiais utilizados, a funcionalidade e, claro, a beleza. E os vencedores são…

#1 IMM Colônia: apaixonante sofá amarelo-mostarda

Foto: Viví Kolér.

O sofá da companhia italiana Baxter chamou a atenção por sua levíssima base metálica (parece que o estofado flutua!), pelo design minimalista e pelo tom amarelo-mostarda, tendência que reinou absoluta na feira de design alemã. Oppa! Faltou dizer que, sim, o sofá é superconfortável.

Dica oppa: tendência de decoração detectada – reparou que as almofadas se camuflam sobre o sofá? As demais salas de estar da feira seguiram o mesmo conceito. Então fica a dica na hora de criar seu kit de almofadas.

#2 IMM Colônia: vem balançar nestas poltronas de design!

Foto: Divulgação/Frei Frau.

A elegância do tradicional couro alaranjado ganhou vida nova no design das poltronas da marca alemã Frei Frau: que tal curtir o vaivém de uma poltrona presa no teto ou de uma deliciosa cadeira de balanço?

Não posso deixar de citar – e este conjunto de mesas de centro feito de madeira rústica? Uau!

#3 IMM Colônia: sala de jantar de estilo escandinavo

Foto: Viví Kolér.

O traço preciso, a madeira natural e assento estofado em tons pastel: o design escandinavo inspirou o conjunto de mesa e cadeiras de jantar da empresa bósnia Artisan. (A mesa bem lembra o design da nossa Mesa Janeiro, não acha?)

#4 IMM Colônia: dupla top de armário bar e buffet

Foto: Viví Kolér.

Os pés metálicos estão mesmo com tudo! Nas criações da marca dinamarquesa Woud, a base escura sustenta caixas de madeira trabalhada delicadamente. Oppa! Notou que os puxadores repetem o metal preto? Mais uma vez, o design nórdico comparece nesta afinada dupla armário bar e buffet.

#5 IMM Colônia: aparador (quase) 100% de vidro

Foto: Viví Kolér.

Gavetas flutuando?! A empresa alemã Dreieck Design garantiu a surpresa com suas peças feitas de vidro salpicadas com detalhes de outros materiais. Seguindo a linha da extrema transparência, a marca produz aparadores como os da foto, escrivaninhas,mesas de centro, mesas de centro…

#6 IMM Colônia: gaveteiro superestiloso

Foto: Viví Kolér.

Muitas gavetas e portinhas: qual abrir primeiro? Pois a vontade é abrir todas neste móvel de design charmoso criado pela dinamarquesa Andersen. A graça está justamente na multiplicidade de compartimentos, sutilmente definidos pelos puxadores vazados e pelo revestimento de cores suaves.

#7 IMM Colônia: como não amar esta mesa com tampo de azulejo?

Foto: Viví Kolér.

O azulejo – material que volta com força por nos reconectar com o barro, com o artesanal – aparece repaginado na mesa para varanda criada pela B&B Itália. Com estampa rendilhada, o tampo finíssimo e a base em tom terracota se harmonizam com o visual leve da cadeira de fibra clara.

#8 IMM Colônia: poltroninha retrô cheia de charme

Foto: Viví Kolér.

O low concept – e principalmente low sitting, com puffs e poltronas baixas – é tendência que veio para ficar por sua versatilidade: são móveis que podem ocupar diferentes ambientes, assumindo variados papéis. Melhor ainda reunir um conceito atual ao design vintage! Produzida com o perfume de outras épocas, a poltroninha de veludo coral da marca alemã Kare se encaixa perfeitamente na decoração contemporânea, enriquecendo-a com boa dose de charme.

#9 IMM Colônia: o quarto merece uma cama de design

Foto: Viví Kolér.

Madeira escura e base metálica preta – eis os materiais de cama, mesas de cabeceira e mesa lateral que formam este aconchegante quarto de casal, que, embora sóbrio, tem sua pitada de leveza com as almofadas rosa-nude e a roupa de cama lúdica (se você gostou da estampa, vem ver a Almofada Mais). Proposta da fabricante canadense Mobican.

#10 IMM Colônia: bancos em fuga!

Foto: Viví Kolér.

A Bench Gang (algo como a Gangue dos Bancos) atraiu a atenção por seu traçado simples e lúdico, somando madeira natural a detalhes em cores vívidas. Tanto que o projeto, concebido pelo designer inglês Christian Cowper, foi vencedor do concurso Pure Talents 2109, promovido pela IMM Colônia para destacar o trabalho de jovens designers.

Menção honrosa: também amamos estes acessórios decorativos!

Móveis de design merecem a companhia de acessórios decorativos à altura. Portanto, não poderia deixar de mostrar pelo menos duas ideias lançadas na IMM Colônia 2019 que nós amamos!

Foto: Viví Kolér.

Neste encantador arranjo de mesa, repare que a peça central – um vaso com raminhos de flores – tem o mesmo design do castiçal ao lado, criando a harmonia perfeita com o dourado toque de Midas. É design brasileiro em destaque na sala de jantar da marca italiana Ghidini 1961: as peças são obra dos Irmãos Campana.

Foto: Divulgação/Glocktwo.

Esqueça os ponteiros: que horas são? Os relógios da alemã Glocktwo nos desafiam a parar para pensar no instante em que consultamos as horas – este deixa de ser um ato mecânico para se tornar a conscientização instantânea do momento presente. Disponível em 5 versões (incluindo relógio de pulso) e em diversos idiomas (também português), o relógio inovador coleciona prêmios: o modelo da foto (o Qlocktwo 180 Creator’s Edition Rust) levou o Iconic Awards 2019: Innovative Interior.

Agora chegou a hora de saber: qual é seu produto preferido desta lista? Compartilhe aqui embaixo! Estou louca para saber sua opinião.

 

Post por: Viví Kolér.