Conversamos com Erica Betbeder diretora de arte responsável pelo cenário da terceira temporada do programa Que seja doce, veiculado pelo GNT.

Luminária De Mesa Iracema – Base Triângulo | Cadeira Rosini 

 

Felipe Bronze, um dos principais rostos da cozinha de vanguarda do Brasil e do mundo, continua no comando da atração, junto com os jurados Lucas Corazza – prodígio da cozinha, é mestre das esculturas de chocolate e seu paladar apurado e apreço pela técnica não são fáceis de agradar -, Roberto Strongoli – Chef, padeiro e confeiteiro, ela não se contenta com pouco: um doce perfeito tem que ter sabor, aroma e textura em harmonia – e Carole Crema – Chef-executiva, consultora e confeiteira de mão cheia, tem ideias fortes, um paladar apurado e um altíssimo nível de exigência!

O Que seja doce chega em sua terceira temporada com cenário renovado e claro, com outras surpresas e novidades no cardápio. E como por aqui adoramos um papo inspirador conseguimos uns minutinhos do tempo da Erica que revelou alguns detalhes da história dela e da construção deste novo cenário.

sobre a Erica Betbeder

Erica P Betbeder, diretora de Arte e Cenógrafa, trabalha nas áreas de publicidade, televisão e teatro. Nasceu no Rio de Janeiro e reside em São Paulo desde 2007. Graduada em Cenografia e em Indumentária pela EBA-UFRJ.

sobre o caminho e escolhas da Erica

Acho que a arte sempre esteve presente. Desde criança desenhava, “pintava e bordava”, me aventurava em tudo que tinha ligação à arte. Então, segui minha intuição e estudei Cenografia e Indumentária na UFRJ. Não conhecia as áreas de atuação desse mercado, mas fui muito feliz na minha escolha. Durante o curso já surgiram oportunidades, primeiro no Teatro, depois na TV e Publicidade.

No ano de 2007, mudei do Rio para São Paulo e foi quando projetos ainda maiores e desafiadores bateram à minha porta. Recentemente surgiram projetos na área de decoração de interiores e assim iniciamos a Arandela12.

 

Mesa Geométrica | Buffet Portunhol 

sobre concepção de cenários

Normalmente a criação de um cenário segue este formato:

– Recebo o briefing do cliente e entendo o que o projeto necessita;

– Faço a apresentação da ideia do cenário, com imagens de referência e desenhos 3D do cenário;

– Depois de aprovado são feitos os desenhos técnicos;

E então o cenário é construído.

Pontuei de forma resumida, mas agradar 100% o cliente nem sempre é uma tarefa simples ;)

Bar Portunhol 

sobre cenários x decoração

Cenário e decoração de interiores conceitualmente seguem a mesma diretriz, que basicamente é interpretar o que o cliente necessita. Acho que a maior diferença está na forma de olhar. No olhar da câmera planejamos os enquadramentos, posicionamos a decoração para estar dentro desta “moldura”, enquanto no ambiente de uma casa real todos os cantos precisam ser pensados, pois o olhar não é limitado.

Banqueta Pequi 

sobre o novo Que Seja Doce

No programa Que Seja Doce 2017, o conceito é “Casa”. Pensamos em deixar o projeto mais próximo ao lar para o telespectador ter uma associação direta ao tema. O cenário tem sala de estar, sala de jantar, cozinha, cômodos aconchegantes e formas arquitetônicas simples. Abusamos nas cores para remeter aos doces, esse foi um pedido mais que especial do GNT. O mobiliário pensamos em formas e linhas contemporâneas, mantendo as cores e o clima “Casa”. Assim chegamos a Oppa, que encaixou-se perfeitamente ao cenário.

Cadeira Dinda | Banco Uma – G | Aparador Clock

 

Que Seja Doce, GNT

Concepção do projeto: Erica Betbeder

www.ericabetbeder.com.br | @arandela12

Produtoras de arte e objetos: Camila Ferrari e Alessandra Ferraz.