Sofá limpo parece novo, essa é a mais pura verdade.

Até agora aprendemos um pouco sobre limpeza de ambientes, mas hoje falaremos sobre a limpeza dos objetos e vamos começar pelo rei da sala, ele: nosso sofazinho de todos os dias e de todas as noites.

 

Todos prontos?

Primeira dica

Na parte inferior do sofá encontra-se uma etiqueta com os símbolos de instrução de limpeza, onde:

P significa processo normal de lavagem a seco

W significa processo normal de limpeza a úmido

F significa limpeza a seco profissional

O significa lavar em água fria

Bom, visto isso.

Aqui vamos falar da limpeza diária de manutenção, não sobre desastres, tipo uma taça de vinho que cai inadvertidamente, dedinhos de chocolates que acontecem, sim acontecem, mesmo. Afinal, sofá foi feito para receber amigos, comer pipoca, juntar as crianças para um filminho e faz parte alguma surpresa não legal no meio do caminho. E é sempre mais divertido um sofá cheio de animação do que um limpinho e sem alegria.

 

E quando o perrengue chegar, nós estamos aqui para te ajudar!

 

Mas atenção: se o seu sofá é novo todo cuidado é pouco na hora da limpeza!

Nada de produtos químicos, abrasivos, dicas milagrosas e etc’s. A melhor sugestão é entrar em contato com o fabricante do seu sofá. Ele tem as melhores dicas de limpeza e que não comprometem sua lindeza ;)

 

Agora se o seu sofá já está com a sua carinha, você pode recorrer as dicas disponíveis.E aqui temos algumas delas!

Vamos começar com a nossa boa e velha limpeza de todo o dia! Primeiramente, os materiais a serem usados estão diretamente ligados ao tipo de superfície a ser limpa. Não entendeu? Nós explicamos!

 

Para sofás de couro, couro ecológico e revestimento sintéticos

Primeiro limpe o móvel com aspirador de pó utilizando o bocal de estofados, pode ser também uma escova de cerdas macias, lembrando dos cantinhos e dobras.

Quinzenalmente passe uma flanela umedecida com água morna. Veja, não é necessário nenhum produto químico.

Para garantir durabilidade do sofá de couro a cada 6 meses passe uma cera (base de silicone*). Mas atenção, cera com base de silicone não se aplica em couro ecológico!
* leia com calma as especificações no rótulo deste (e de todos os) produtos, antes de aplicá-lo.

 

Para sofás de tecido, linho e veludo

Comece limpando o móvel com aspirador de pó utilizando o bocal de estofados, pode ser também uma escova de cerdas macias, lembrando de todos os cantinhos e dobras.

Depois utilize uma solução caseira bem fácil e eficiente: misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe no sofá.

Dependendo do grau de sujidade, a limpeza pode ser feita pelo menos uma vez por mês ;)

 

Você viram, tudo é muito simples, barato e com resultado muito bom, além de não impactar o meio ambiente! Agora é só criar coragem e mãos à obra!

 

Até a próxima!

 

Autora Convidada: Helena Cernev

Consultora de Organização e Limpeza

(e Artesã de crochê e tricô)