Um dos principais conceitos da nossa casa em Santana é a importância do verde em casa. As ambientações da loja receberam plantas e muita folhagem que, além de renovar as energias do local, deixam a casa ainda mais viva. Nós tivemos uma parceiro muito importante para essa realização. Conheça o Sabor de Fazenda.

Sabor de Fazenda

Silvia Jeha é nutricionista e fundou, junto com sua irmã Sabrina Jeha, o Sabor de Fazenda, um espaço de plantio e cultivo de mudas orgânicas. Elas foram pioneiras no negócio e acreditaram na existência do nicho de mercado quando perceberam o interesse das pessoas em cultivar suas próprias hortas em casa já no começo dos anos 90, quando Silvia trabalhava com medicina preventiva e desenvolvia atividades de plantio com os pacientes.

Sabor de Fazenda

O começo do Sabor de Fazenda aconteceu em um terreno da família com o plantio de 15 tipos de temperos, ainda com o uso de agrotóxicos. Esse método era agressivo e não agravada às irmãs que logo aderiram técnicas de agricultura orgânica. Hoje, a Sabor de Fazenda é certificada por utilizar tudo absolutamente orgânico e produz mais de 150 tipos de ervas e temperos.

Sabor de Fazenda Sabor de Fazenda

Silvia afirma que o cuidado é do começo ao fim: “Acompanhamos todo o processo, desde quem planta, com o meio ambiente, com a terra… Hoje, o Sabor de Fazenda é um oásis no meio da selva urbana. Uma área de 1500 m em meio às indústrias, conseguimos nos sentir fora da cidade e transformar o nosso entorno.”

Sabor de Fazenda Sabor de FazendaSabor de Fazenda

Atividades da Sabor de Fazenda

Desde a plantação até levar a horta para a casa das pessoas o projeto também possui um projeto educacional para crianças. “O Dedinho Verde promove a visitação das escolas com atividade prática de jardinagem e educação ambiental: as crianças ficam aqui por volta de 3 horas e ensinamos como funciona o plantio desde o berçário até a fase adulta, como fazer adubo, importância da reciclagem e reutilização de materiais.”

Sabor de Fazenda

Sabor de Fazenda

Levar saúde para casa das pessoas

Fazer horta em casa é possível e viável. O Sabor de Fazenda vende hortas verticais e em vasos de resina empilháveis ou vai à casa do cliente para desenvolver projetos personalizados

Sabor de Fazenda Sabor de Fazenda

Fazenda para todos

De crianças aos mais velhos, o Sabor de Fazenda recebe a todos. As crianças, no projeto Dedinho Verde e os adultos em cursos que orientam como plantar, manter e cortar as ervas para o uso. “Os idosos também amam estar aqui, eles encontram o sossego em uma cidade de poucos para para ouvi-los. Aqui eles aprendem e ensinam novas receitas. É um lugar para todas as idades”, diz Sivia Jeha.

O que tem de mais especial?

Além dos temperos tradicionais, como os mais de 14 tipos de manjericão (limão, tailandês, folhas de alface, comum, roxo, etc), há também plantas mais raras como a Erva Luisa, o Tomilho Limão, o Jambú, muito usado no Pará… As PANCs, plantas alimentícias não convencionais, estão presentes em peso: são aquelas que até pouco tempo não recebiam importância e agora comprovou-se que podem ser usadas na alimentação, como o Dente de Leão, Serralha, Beldroega, entre muitas outras.

Sabor de Fazenda Sabor de Fazenda

O negócio da Silvia Jeha é a prova de que, com amor ao que se faz, o sucesso é uma consequência: “coloca toda a sua energia e acredita no que você quer fazer.”

Sabor de Fazenda

A gente amou esse encontro, quer saber mais? Assista o vídeo e se encante com o espaço que ajuda a energizar São Paulo: