A Oppa acabou de chegar em Santana e como quem reconhece um novo território, resolvemos andar pelo bairro, descobrir novos lugares e pessoas inspiradoras. E claro, levamos você nessa jornada.

Nossa primeira parada foi um papo com as gêmeas Gabriela e Talita Rubinho, que tem uma sintonia incrível e muito para nos apresentar. Elas compartilham, além das histórias de uma vida inteira, a paixão e o talento pelas artes, que fez com que trocassem as carreiras de formação pela criação de peças autorais.

Visitamos a casa da Gabi Rubinho e conversamos com as irmãs sobre os trabalhos que desenvolvem, a influência do ambiente no processo criativo, o gosto pela Zona Norte de São Paulo e muito mais. Tudo isso ao redor de uma mesa deliciosa, cheia de carinho, com bolo, café e doce de leite. Vem descobrir essa história!

Gabi e Talita RubinhoIMG_9984

A Gabi abriu sua empresa em 2012, quando largou a pedagogia. Tudo começou quando ela foi assistente no ateliê de um senhor, que trabalhava com madeira, e lá aprendeu de um tudo, incluindo restauração e criação de peças. O que a conquistou, nesse processo, foi pegar algo que inicialmente iria para o lixo e transformar em um peça de design, que acabaria na casa de alguém. Desde então, seguiu na linha dos trabalhos com madeira e também fazendo ilustrações.

IMG_9959

IMG_0048 IMG_0042

IMG_0058 IMG_0062

A Talita é designer de jóias e fundou a Evna, uma marca de acessórios que usa pedras brutas como matéria-prima. “A beleza das pedras fazem delas as estrelas do trabalho e em cima disso eu modifico o mínimo possível. A ideia é não mudar o que a natureza criou”.

IMG_0019 IMG_0022 IMG_0005 IMG_0012

E claro que as duas não perderiam a oportunidade de trabalhar e principalmente, criar juntas. Dentro da Evna, criaram a linha Gabi Rubinho: são três peças que fazem um mix entre madeira e pedra. “A Gabi faz a escolha das madeiras e a composição. Eu monto as peças”, diz Talita.

IMG_9997

O ambiente

A Gabi mora em um apartamento em Santana, Zona Norte de São Paulo. Grandes janelas, muita madeira, cores neutras e espaço para a livre circulação, dos seres humanos e felinos, que dividem o espaço. As duas trabalham em casa e afirmam que, para o processo criativo funcionar bem, o ambiente precisa inspirar. Para Talita, a decoração no ambiente de trabalho é a alma do negócio e completa dizendo que é preciso se sentir confortável visualmente, também.

IMG_0026 IMG_9949 IMG_0029

Zona Norte por Talita e Gabi Rubinho

As irmãs Gabi e Talita Rubinho não nasceram e se criaram na zona norte, a mudança aconteceu já na fase adulta e elas se encantaram pela região. “Tem muita arte na zona norte! Andando pelos bairros, descobri ateliês e artistas incríveis”, diz Gabi. A Talita completa, dizendo que, além das fábricas de cultura, a ZN é também um polo musical: “A quantidade de escolas de samba e a cena de rap aqui é muito forte. Além disso, tem muitos restaurantes que valem a pena. A indicação da Gabi é a Paris Confeitaria e a Talita comenta sobre os pequenos restaurantes que ficam próximos à Serra da Cantareira.

Por aqui já ficamos pensando onde será o nosso próximo destino.

O design: para elas

Gabi e Talita Rubinho falaram sobre o que é design no momento de trabalho de cada uma. A Gabi vê design como ressignificação das coisas, transformar lixo em beleza e função. A Talita fala de como o design surpreende em cada nova criação: “o design não necessariamente respeita formas pré-estabelecidas. Você nunca sabe exatamente o que vai acontecer.”

Depois dessa conversa cheia de inspiração e dicas do nosso novo bairro, acompanhamos o processo de criação de algumas peças das meninas.

Confere aqui no vídeo: