O Bixiga respira música e diversidade e, seguindo esse conceito, o Espaço 13 nasceu para fervilhar ainda mais as possibilidades culturais do bairro paulistano que, historicamente, é pura poesia. Em meados de 2013 os dois irmãos e sócios Marcelo e Eduardo Martinelli tiveram uma ideia que se transformou em uma tendência em São Paulo: várias atividades em um só lugar.

De frente para a praça Dom Orione, o Espaço 13 é um mix de estúdio de tatuagem, bar, loja e barbearia. A ideia inicial era fazer do estúdio o carro-chefe da casa e, em pouco tempo, as outras duas atividades explodiram de forma similar e agora todas se complementam de forma harmônica.

O espaço incentiva a produção artesanal e parte dessa premissa para a escolha dos fornecedores. As comidas são preparadas com ingredientes de produção em baixa escala e, entre o cardápio de bebidas, há um destaque para cervejas artesanais brasileiras, principalmente do estado de São Paulo.

IMG_9586

IMG_9575

IMG_9593
IMG_9600

IMG_9568

IMG_9553

IMG_9549

IMG_9546

IMG_9542

A casa

O casarão tombado próximo a 13 de maio tem mais de 80 anos e, com a idade, aparecem as vantagens de se escolher um ambiente cheio de história: a umidade do muro de pedra acarreta no nascimento de plantas. “A beleza natural é um dos pontos mais positivos da casa”, diz Eduardo.

A intervenção dos irmãos para completar a estrutura foi fundamental para garantir a estética: decoração old school e muitos quadros garimpados e presenteados por amigos. Tudo foi produzido por meio do trabalho manual dos irmãos.

IMG_9523

IMG_9519

IMG_9515

IMG_9504

IMG_9500

IMG_9497

IMG_9492

IMG_9491

IMG_9509

Eventos na praça

A ideia de mudar o mundo começa perto de casa e é exatamente o que os irmãos fazem. A praça Dom Orione é quintal do Espaço 13 e recebe muitos eventos como o Festival Garageira, a feira do Jardim Secreto, Mundo Pensante… Os eventos só afirmam a ideia de incentivar os artesãos e pequenos produtores promovendo, assim, ideias criativas e inovadoras, diferente do que se vê em comércios convencionais.

A tradicional escadaria do Bixiga não fica de fora da agenda de eventos: o Jazz na Escada acontece uma vez por mês. “Queremos fervilhar um caldeirão cultural aqui no bairro”, diz Eduardo.

Você também se encantou com a proposta do E13? Conheça mais no vídeo a seguir e vá pessoalmente entender a magia do espaço e do entorno.