É com o coração quentinho que anunciamos nossa mais nova parceria: uma coleção produzida integralmente pelas talentosas mãos das artesãs da FIA (oficina de Artesãs).

Este é um projeto que conta com o apoio da designer Celina Hissa, fundadora da Catarina Mina, e da publicitária Lívia Salomoni. É um negócio social brasileiro que valoriza uma cadeia transparente que movimenta e gera renda para uma comunidade de 40 artesãs de pequenas localidades do norte do Ceará. Com essa parceria abraçamos a oportunidade de desenvolver uma linha com grande alcance nacional e trabalhar pela primeira vez com produtos manufaturados. Não deixe de conhecer os cestos, jogos americanos e sousplats que fazem parte desta coleção.

fia-editorial-renan-2642

 

fia_editorial_previa-2955

E aqui separamos este espaço para contar os detalhes dessa novidade que tem nos feito suspirar pelos corredores.

Tudo começa com a Catarina Mina.

E sim, já logo avisamos, somos fãs dessa marca que nasceu no Ceará há 10 anos e já ganhou o mundo todo com suas bolsas feitas à mão e sua visão sustentável tão raramente encontrada no mercado da moda. Como elas mesmas gostam de dizer “a marca reflete a dedicação a todo o processo que envolve o nascimento de cada peça em produtos que aliam a tradição do artesanato à sofisticação do luxo.” A Catarina Mina continua ainda hoje com sua base de trabalho e produção no Ceará, situando e reforçando assim a importância do local e das raízes cearenses no produto por elas proposto. Outro ponto de destaque na história desta marca é o projeto #umaconversasincera que ganhou visibilidade nacional e rege a campanha de custos da marca, a primeira brasileira a ter custos abertos, fazendo a ponte de viabilização e criação de produto de design para o artesanato de dezenas de mulheres em comunidades de artesanato.

Quem faz?

Celina Hissa é designer e mestre pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve trabalhos investigando a produção artesanal brasileira, dentre eles exposições de arte, design e outros. Ela é a fundadora e diretora criativa da Catarina Mina e em 2015 lançou junto com Lívia Solomoni o projeto FIA {Oficina de Artesãs}

Lívia Salomoni atua no mercado publicitário com foco em planejamento e criação, foi colaboradora das duas primeiras edições do projeto “A Gente Transforma” do Rosenbaum e participou de projetos de tendências para portais como WGSN. Hoje dedica-se ao desenvolvimento de estratégias e inteligência de comunicação para negócios com propósito, como o projeto FIA (Oficina de Artesãs)

Sobre o FIA (Oficina de Artesãs)

“Como criar novos modelos de negócios para o design no Brasil? Como refletir sobre formatos de comercialização tradicionais e minimizar os custos de intermediários em toda a cadeia do artesanato? Como garantir que o artesão receba um valor cada vez mais justo por seu fazer? E como colocar este artesão em contato direto com o consumidor, que encontra nessa relação de confiança e apoio mútuo um produto a um preço acessível?” Esses foram os questionamentos que começaram a borbulhar e a provocar Celina e Lívia para então em 2015 o projeto ser lançado. Tudo começou, como as criadoras dizem “quando a Catarina Mina encabeçou e apoiou esta ideia junto a instituições no norte do Ceará. A ideia foi promover um grande financiamento coletivo, através do qual consumidores fariam compras antecipadas a preço de custo e os artesãos trabalhariam com a renda garantida. O projeto foi um grande sucesso, batendo metas de venda e arrecadação.” E desde então Celina tem viajado e ministrado consultorias com o propósito de formar um grupo que “atue com independência, marca própria e em novos modelos de comercialização para promover o modo artesanal de trabalho, oferecendo segurança financeira e novas perspectivas para as mulheres da FIA.”

fia-editorial_still_alta-4731

fia_editorial_previa-2639

E hoje a coleção Oppa + FIA (Oficina de Artesãs) é uma realidade.

A inclusão é um pilar da nossa filosofia, portanto, para nós, faz todo o sentido estarmos juntas neste projeto. Somos duas marcas que, de formas diferentes, apostam em maneiras de promover o encontro entre consumidores e objetos de design a preços justos. E com a palavra Astrid Gurgel, nossa Diretora de Produto e Marketing, “Ficamos muito felizes de fechar parceria com uma empresa como a Catarina Mina, que nos inspira ao gerar um impacto extremamente positivo na vida de várias famílias artesãs do Brasil. Foi uma forma que a Oppa encontrou de trazer esse lindo trabalho para mais perto das pessoas. Artesanato e design podem, sim, caminhar juntos.”

 

fia-editorial_still_web-4843

fia-editorial_still_web-4847

 

A Vogue já está de olho no nosso super lançamento, olha que demais a matéria Oppa e Fia {Oficina de Artesãs} lançam coleção juntas  e a Giz também, falando da Coleção artesanal de projeto da Catarina Mina aterrissa na Oppa.  

 

E é assim que queremos anunciar nossa primeira e grande parceria de 2017, com muita festa, com produtos cheios de inspiração e carregados de histórias incríveis, que chegam para encantar, emocionar e transformar a sua casa.

fia-editorial-renan-2668

Venha para o nosso site e descubra todos os encantos desta linha http://bit.ly/fiaoppa