Incentivar a produção local E independente de design brasileiro contemporâneo. Este é o objetivo do evento Itinerante Mercado que completa 1 ano em alto estilo: uma edição de 9 dias na Oficina São João com mais de 20 marcas.
IMG_7130

Tudo começou quando os sócios Claudio Magalhães e Fabio Andreoni tiveram a vontade de criar um estúdio vivo, orgânico. Essa vontade aliada a princípios de união de marcas independentes para fomentar a troca de informações entre designers e artistas e de proporcionar um espaços de comercio que tenha brechas para que se conte histórias dos produtos iniciou-se um trabalho junto ao Estudioacasatorta.

Itinerante Mercado

Hoje, o It (Itinerante Mercado) que acontece bimestralmente (quase) e já chegou a reunir 45 marcas expositoras. A curadoria de cada edição começa a partir da escolha do lugar.

Esta edição acontece na Oficina São João que é parceira desde o começo.  Além de ter sido comercialmente um sucesso, a relação do evento com o bairro e com as pessoas foi natural e muito harmônica.

IMG_7199

Marcas da edição de aniversário

Ao passear entre as marcas, a principal sensação que fica é o delicadeza e cuidado. Observamos carinho dos designers com cada peça, da produção à exposição. Muitas delas apresentam produtos inéditos. A Papaya Madness, por exemplo, é um estúdio de design gráfico e apresenta sua primeira linha de produtos – uma coleção de porcelana que explora a linguagem de colagens gráficas em cores vibrantes com um toque de humor.

IMG_7268 IMG_7264 IMG_7259

Submarina

Marina Dias, designer da Submarina, aposta na destruição: roupas garimpadas e novas com intervenções que tiram as peças do lugar comum.

IMG_7218 IMG_7221

Thiago Bicas

O arquiteto Thiago Bicas mostra, entre outros produtos, as bandejas Transgrid, um trabalho que se opõe à geometria ortogonal em madeira tauari maciça.

IMG_7166

Estúdio Prole

Pai, filho e filha se uniram na criação e produção de produtos de cobre, madeira e cimento. De luminárias a peças de mobiliário, o sucesso é resultado da união e sinergia entre o trio.

IMG_7205

Toco Design

Filetes de madeira, que iriam para o lixo, se transformam nas mãos do Neto Saad. A união dos pequenos tocos de diversos tipos de madeira, entre raros como a Roxinho, formam belas tábuas, luminárias e agora, em porta-velas compostos em formas de gotas.

IMG_7178 IMG_7180

 

Liquido Preto

O designer Manuel Scrofft traz gravuras que causam efeitos óticos com formas geométricas e volumétricas. São usadas técnicas como programação, serigrafia e desenho.

IMG_7190

Estudioacasatorta

Claudio trouxe suas plantas cultivadas a partir da técnica kokedama, que substitui o vaso pela fibra de coco e são suspensas por cordas de sisal. Um trabalho que encontra a natureza com extremo bom gosto.

IMG_7234

Conheça mais:

IMG_7225 IMG_7228 IMG_7222 IMG_7249 IMG_7252 IMG_7214 IMG_7208 IMG_7201 IMG_7165 IMG_7161 IMG_7155 IMG_7154

Vale a pena conferir os trabalho dos artistas e o ambiente agradável que se instalou ali. Recomendamos.

O Itinerante Mercado acontece na Oficina São João, Rua Albuquerque Lins, 184 de 23 a 31 de julho, das 10h às 8h.