Fomos conferir o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) em sua 16ª edição que acontece de 16 de junho a 16 de agosto no Centro Cultural FIESP. Neste ano, o festival reuni diversas categorias que expressam novas poéticas da arte e tecnologia, por meio de instalações, jogos, videoarte, animações e a recente imersão estética e sensorial com as obras, mudando um pouco os paradigmas das novas formas de se consumir arte e tecnologia nos dias de hoje.

Ao todo, são mais de 330 trabalhos  que ocupam os mil metros quadrados da área expositiva da Galeria de Arte do SESI-SP e outros espaços abertos, como a Galeria de Arte Digital SESI-SP (na fachada do prédio do SESI-SP/Fiesp), a calçada do outro lado da avenida Paulista em frente ao edifício e os acessos às estações Trianon-MASP e Consolação do Metrô. Pra quem ainda não viu, se liga no que tá rolando por lá.

Screenshot_43

Imersão 3D

Screenshot_42

FILE vídeo arte e animações

Screenshot_38

Instalação ” A tail of Space Time” do grupo de designers e artistas Japoneses ANNO LAB.

Screenshot_37

Na instalação do artista francês, Donald Abad é possível ver outros visitantes nas pedras atráves de um tablet ou smatphone.

Screenshot_11

Meditation por MINHA YANG , Coreia do Sul. Essa instalação transcende meditação em formas de ondas e movimento.

fileediiradad

Ao fundo Obra de Zoro Feigl, POPPY, que lembra uma papoula gigante em movimento como se tivesse numa dança. E na frente a instalação ” A time capsule of life de Ronald Van Der Meijs .

Screenshot_26

Uma máquina que varre uma fita gigante sobre o chão, criando patrões maleáveis e interessantes. Obra de Zoro Feigl chamada ” A long and winding road to nowhere in particular”. BRISA!

IMG_0134

Dos artistas holandeses, Marcel Van Brakel & Frederik Deurinck a instalação” Hardwired ” possui 18.000 luzes de LED que simbolizam a transferência de conhecimento e pensamentos que o cérebro humano pode ter. É realmente incrível.

Realmente uma experiência muito interessante, que vale a pena conhecer! Se você tem alguma dúvida se liga:

FILE SP 2015 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Data: de 16 de junho a 16 de agosto de 2015

Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (avenida Paulista, 1.313)

Informações: (11) 3528-2000

Exposição, na Galeria de Arte do SESI-SP

Datas e horários: de 16 de junho a 16 de agosto (todos os dias, das 10 às 20 horas, com entrada permitida até as 19h40)

Não perca!