A palavra ombré já é velha conhecida das vaidosas. Pra elas, ombré é um truque de cabelo que lembra as luzes californianas, mas é mais discreto, porque a descoloração acontece em dégradé da raiz até as pontas. Agora, você sabia que esse termo gringo também está no mundo da decoração? Poucas coisas estão tão em alta quanto as paredes coloridas pela metade.

Conheça a técnica

Pra explicar, vamos usar o dicionário: o adjetivo ombré vem do verbo francês ombrer, que em português quer dizer sombrear. Falando assim, parece que estamos falando de escurecer alguma coisa, mas não é bem isso. Tanto nos cabelos, quanto nas paredes, o que a gente faz mesmo é clarear uma cor.

A maioria das pessoas pinta a parede em dégradé colocando na parte de baixo a cor mais escura e no alto a mais clara. Não precisa ser assim, você pode inventar sua arte como quiser, afinal, a casa é sua. Mas pra facilitar a explicação vamos ensinar a fazer o ombré comum. Têm vários jeitos de fazer o dégradé, aqui, a gente vai explicar dois deles.

Ombré nas paredes (Degradê).

 

1# Uma cor

  • Material: 1 rolo de pintura, 1 esponja grande, 1 borrifador, água e 1 tom de tinta.
  • Como fazer: Pinte na parte de baixo da parede uma faixa de tinta bem grossa; Enquanto a tinta ainda estiver molhada, borrife água na parte de cima da faixa pintada; Com a esponja grande vá levando a tinta pra cima; O truque é ir subindo a cor bem devagar, deixando a esponja ficar cada vez mais seca quanto mais pra cima for pintar.

2# Três cores

  • Material: 2 pincéis, 3 rolos de pintura, fita crepe e 3 tons de tinta.
  • Como fazer: Escolha três cores parecidas – um tom claro, um médio e um escuro; Pinte toda a parede com a cor mais clara; Depois pinte uma faixa na base com o tom mais escuro e outra logo em cima com o tom médio; Por fim, com os pincéis secos, espalhe a tinta das bordas dessas faixas até uniformizar a transição de cores.

A altura certa de cada uma dessas faixas é você que decide. No caso da escola de idiomas 2Day Languages, do estúdio Masquespacio, em Valência, na Espanha, as paredes têm efeito ombré até menos da metade da parede. É uma opção.

Ombré nas paredes (Degradê).

Oppa Design

Enfim, gostou do projeto? Conta aqui.

Imagens: Masquespacio.

Post original: 31 de mar de 2014.
Última atualização: 26 de jan de 2022.