A arquitetura do Theatro Municipal de São Paulo é considerada uma das mais significativas da cidade. O prédio, inspirado na Ópera de Paris com forte influência neoclássica, possui uma importância histórica muito forte: Um dos maiores momentos da história do Theatro Municipal foi a semana de 22: ele sediou a Semana de Arte Moderna, acontecimento que questionou a arte e a cultura vigente na música, escultura, pintura, poesia e literatura.

O projeto é de Domiziano e Claudio Rossi e foi considerado ousado para a época: traços renascentistas e barrocos na fachada e obras de arte e muitos adornos na parte interior da instalação. A inauguração aconteceu em 12 de setembro de 1911 e desde então, São Paulo apareceu fortemente como um roteiro internacional de grandes espetáculos.

A programação do teatro varia entre ópera e espetáculos de canto e dança e, em breve, receberá ainda mais atrações em instalações ainda inabitadas: o Salão dos Arcos é a parte subterrânea e terá um bar com intervenções musicais. As propostas para participação serão recebidas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Cultural até o dia 24 de junho.

A construção do subterrâneo é incrível: o espaço de 340 m² é estruturado por diversos arcos feitos em blocos de granito e tijolinhos de alvenaria, formando paredes inspiradas nas antigas construções romanas.

Subterrâneo do Theatro Municipal

Subterrâneo do Theatro Municipal

Subterrâneo do Theatro Municipal

Créditos: Ricardo Kleine / Divulgação

 

 

Veja aqui a Carta Convite

Mais informações: Theatro Municipal de São Paulo