Uma das nossas peças mais especiais, que possui um design incrível, feita aqui dentro de casa e pensada com carinho e com muito cuidado não poderia ficar de fora do nosso blog, não é mesmo? Por isso fizemos esse post especialmente à ela, Frida, a cadeira. E pra contar tudo sobre a sua história, chamamos um dos integrantes do Studio Oppa de Design, Maurício Nakane, pra contar um pouco desse processo criativo.  ♥

 

Quanto tempo demorou pra cadeira Frida ser criado? Como é esse processo?

A ideia começou em 2013, teve um tempo de desenvolvimento de quase um ano, uns 10 meses desde desenho, protótipo, busca de fornecedor e aprovação do acabamento. O lançamento oficial foi  em 2014 no site.
Quem são os envolvidos nesse projeto? 
Esse projeto envolveu o Head Designer José Machado e seu time de designers.

E como nasceu a Frida, tecnicamente falando?

 ” A Frida, primeiramente ela foi pensada para estar num ambiente mais sofisticado, então o que a gente procurou foi um desenho mais leve, mais fluído, então percebe-se que ela tem todo esse desenho que sai do acento e sobe em curva para o encosto, nessa espessura bem fina, mas também bastante resistente. E como a gente resolveu tudo isso? Usamos essa peça que  chamamos de Concha! E o  que é a Concha? A concha nada mais é que, o conjunto de várias lâminas de madeira, que  são coladas intercalando os sentidos das fibras, dessa maneira ela ganha uma resistência muito forte. E ela já é colada nesse formato determinado pelo projeto de design, com essa curvatura. Já pra base, usamos Eucalipto  que é uma madeira mais avermelhada. Geralmente costuma-se tingir essa madeira com tons mais escuros, tingidores de mercado, a gente optou por desenvolver um clareador pra ela. Pra deixar ela num tom mais nude e delicado,  esses tons mais claros trazem modernidade pro ambiente, e é isso que queríamos trazer pra Frida. “

Por que o nome Frida?

“Frida é um nome de muita personalidade, porque nos lembra a artista Frida Kahlo, e nós pensamos que essa cadeira merecia um nome com esse peso.”

Como se começa um projeto? Ou inspiração para criar um nova peça?

” É um  processo orgânico. Primeiro, porque todo design é um projeto, então a gente tem um problema e com isso temos metodologias pra solucionar. A gente começa liberando as ideias, a criatividade e desenhando. Ali a gente encontra a essência da coisa e da solução do problema que era proposta inicial. E com isso, chegamos a uma peça real, uma coisa física. ”

Quais são os elementos pensados na hora de fazer uma peça mais específica pra algum tipo de usuário?

“Uma maneira da gente conversar na mesma linguagem daquele usuário, é a gente saber quais são os acabamentos que ele gosta? Quais são as cores que ele prefere? Quais são as formas que mais agradam? E colocamos tudo isso no projeto de design.”

Qual o diferencial da Oppa em relação aos projetos de design?

“Um diferencial do Studio Oppa, é que a gente tem uma oficina de prototipagem dentro do escritório! Isso facilita muito o nosso processo de criação, porque ele saindo da nossa mesa, o projeto já vai  direto pra oficina, e lá fazemos todos os testes, tanto mecânicos, quanto de volumetria que é pra fazer o ajuste fino de design. E alí vemos o nascimento físico do produto e o do nosso sorriso também. Todo esse acompanhamento é pra garantir o melhor produto pro cliente final.”

Quer saber mais? Então veja tudo nesse vídeo!