A sala de estar é o ambiente em que recarregamos as baterias. É quando saímos do mundo lá fora para cuidar do mundo aqui dentro, jogados no sofá, com os pés para cima e a cabeça no merecido estado de relax. Ao se falar em decoração de sala de estar, a iluminação é um dos principais temas que merecem atenção, já que é a principal responsável por criar o clima de aconchego. E existe um erro básico que pode colocar tudo isso em risco! Por isso bati um papo com o arquiteto Gustavo Capecchi, que deu ótimas dicas de como fazer a iluminação do living. Ele começa desmistificando uma questão importante:

Mito: a iluminação embutida é a melhor solução

Se a iluminação embutida é uma alternativa para quem está reformando ou construindo a própria casa, essa deixa de ser uma solução no caso de imóveis alugados. “Hoje o mercado oferece modelos incríveis de luminárias que permitem conquistar um ar intimista dispensando quebra-quebra”, afirma o profissional.

A Oppa conta com uma oferta de luminárias supervariada para iluminar cada canto da sua casa. Vem ver!

Verdade: o segredo é pensar em um mix de soluções

“Ao se pensar no uso da sala – para ver televisão, ler um livro, jogar videogame, receber os amigos – e analisar a distribuição dos móveis de estar, é possível criar um projeto de iluminação sob medida, mesclando soluções de iluminação, como lustres pendentes, arandelas, abajures, luminárias de piso…”

Então qual seria o ponto de partida, Gustavo? 

“Aposte na iluminação indireta para a claridade geral e pontos focais, como para a leitura.”

A Luminária de Piso Funchal possui foco direcionável. Foto: Oppa.

Agora pinta a dúvida crucial: como conquistar a iluminação indireta, se a maioria dos imóveis possui um ponto de ligação central no teto?

O grande erro ao criar a iluminação da sala de estar é pendurar ali no centro um lustre pendente. Esse é um ambiente de convívio e circulação e, mesmo que o pendente fique rente ao teto, acaba parecendo um elemento fora do lugar, jogando luz de forma a ofuscar a vista dos usuários”, explica o arquiteto.

O mesmo vale para plafonds, na opinião do profissional, já que esses modelos quase sempre ficam desproporcionais em relação ao tamanho do ambiente.

A solução para esse erro é mais simples do que se imagina!

Nem precisa pegar papel e caneta para anotar, pois a dica do arquiteto é mais fácil do que se espera: “Feche o buraco do teto com uma tampa na cor do forro – geralmente branco – ou puxe o fio para perto de uma das paredes: uma solução moderna é instalar uma luminária de teto ao lado do sofá, fazendo as vezes de abajur”.

Longe do centro da sala, o conjunto de pendentes formou aqui o canto do escritório. Foto: Oppa.
Longe do centro da sala, o conjunto de pendentes formou aqui o canto do escritório. Foto: Oppa.

Outra opção sugerida por Gustavo é um trilho com spots direcionáveis: por mais que o elemento esteja no centro da sala, os spots são voltados para as paredes, a estante, os quadros, iluminando o espaço sem ofuscar.

Sala bem iluminada: trilho no forro, luminárias de teto e abajur. Foto: Reprodução/Pinterest.
Sala bem iluminada: trilho no forro, luminárias de teto e abajur. Foto: Reprodução/Pinterest.
+Veja também: luminárias de teto = dicas de como usar na casa toda + 21 modelos

Iluminação da sala de estar em foco

Agora que você não corre mais o risco de cometer o pior erro ao fazer o projeto de iluminação de sua sala, vamos entender como escolher as luminárias ideais para compor seu cenário. “Comece pensando na iluminação indireta, responsável pela claridade geral. Uma alternativa são luminárias de piso que jogam luz para baixo e para cima sem ofuscar”.

Luminária de Piso Carlitos, de presença discreta mas também marcante. Foto: Oppa.
Luminária de Piso Carlitos, de presença discreta mas também marcante. Foto: Oppa.

Outra ideia para criar a iluminação indireta é dispor uma fita de led no alto de uma estante. “Gosto de usar esse recurso, porque o efeito é o mesmo de luminária em forro embutido.”

Dica Oppa: já pensou em usar uma fita de led colorida com controle? Dá para brincar de diferentes ambientações a todo momento, criando uma atmosfera para a hora do filme, o momento do videogame, a pausa para a leitura…

+Veja também: sala pequena? 12 fotos de salas modernas e cheias de ideias para sua decoração

Pontos de luz pela sala de estar

Com a iluminação geral garantida, pergunte-se: que pontos da minha sala merecem destaque ou que precisam de claridade extra? 

Luminárias de design lúdico também são bem-vindas na decoração! Foto: Oppa.
Luminárias de design lúdico também são bem-vindas na decoração! Foto: Oppa.

Agora é a hora de pensar naquela arandela bonita, que, além de clarear, enfeita a parede. Adicionar um abajur à mesa lateral, perto do revisteiro. Colocar uma luminária ao lado da poltrona de leitura. Adicionar uma luminária de mesa sobre o rack. É só entrar no catálogo de Iluminação da Oppa e fazer a festa: dê asas à imaginação e personalize seu projeto à sua medida.

A Luminária de Mesa Chama cria um ponto de atenção sobre o Rack Panteon. Foto: Oppa.
A Luminária de Mesa Chama cria um ponto de atenção sobre o Rack Panteon. Foto: Oppa.

Oppa! Não se esqueça: use sempre lâmpadas de temperatura quente para uma atmosfera acolhedora.

Como não resisto, separei meu Top 5 de luminárias preferidas da Oppa:

  1. Luminária Zeca
  2. Abajur Orfeu
  3. Luminária Cactus
  4. Pendente Funchal – 5 Cúpulas
  5. Arandela Astro=

Ainda tem dúvidas sobre este assunto? Escreva aqui embaixo!

Um beijo e até a próxima!

Post por: Viví Kolér.