Por trás de toda criança alegre e criativa, pode apostar que tem uma mãe igualmente cheia de energia pra dar conta do recado e transbordar inspiração. Também quer se inspirar no jeito leve e gostoso de ver a vida que elas têm? É só continuar lendo pra conferir a entrevista que a gente fez com a Paula e a Letícia Brandão do Mom Rocks!

Criado pelas duas irmãs, o Mom Rocks é um projeto textual e fotográfico que mostra um pouquinho do universo delas, com os filhos, trabalho, projetos super bacanas e até a casa, que reflete muito do ambiente de leveza e de criatividade em que cada uma vive. Olha como foi nossa conversa com a Paula e com a Letícia.

Como e por que surgiu a ideia de começar o Mom Rocks?

Paula: Quando me tornei mãe, mergulhei total nesse universo. Tentei durante 4 anos engravidar da Joanna, minha primeira filha, e quando engravidei queria curti-la ao máximo! Mas eu também adoro trabalhar, então me deu muita vontade de criar esse projeto com mães, algo em que eu pudesse criar, exercitar o meu trabalho sem cliente pra agradar, horários muito rígidos pra cumprir… E que, ao mesmo tempo, eu pudesse conhecer e compartilhar histórias e a vida de outras mães.

O projeto teve que esperar um pouco porque logo engravidei da Olivia, minha segunda filha. Então foi só quando eu parei de amamentar que tomei coragem pra tirar o projeto do papel. Mas como não sou muito de escrever, chamei minha irmã pra fazer isso. O site fala de familia, então não tinha ninguém melhor que ela pra me ajudar, já que sempre fomos muito companheiras.

Quais são as principais características das mães que participam do projeto e por que elas são tão inspiradoras?

Na verdade, a gente acha que toda mãe é inspiradora, porque criar filhos hoje em dia não é fácil: tem que conciliar família com o trabalho e ainda conseguir cuidar de si mesma. A principal característica de todas elas é que conseguem fazer isso com leveza, sem perder a beleza e o encanto pela vida; e todas têm as melhores das intenções e a preocupação de de educar os filhos pra serem boas pessoas para o mundo.

As mães do projeto são inspiradoras porque cada uma delas ensina alguma coisa com a sua história. Por isso quisemos dividir com outras mães esses momentos. Elas abrem suas casas mostrando que, além de serem criativas na educação dos filhos, não perdem a mão na hora de construírem seus ninhos, pois acreditamos que a morada é um espaço muito importante para o crescimento da criança.

As mães do Mom Rocks têm projetos pessoais e profissionais muito bacanas. Pela experiência de vocês, e também pelo que podem ver no projeto, qual é o segredo pra conciliar maternidade e outras realizações?

Acho que é ter muito amor pelo que fazem e a organização. Quase todas as mães continuaram trabalhando depois que tiveram seus filhos, e acreditamos que o segredo delas foi se organizar e se adaptar à nova vida. Além disso, estavam abertas às mudanças e aos imprevistos que a maternidade trás. Todas mudaram a forma de trabalhar e de como se dedicar à familia.

Na época em que sua primeira filha estava prestes a nascer, o quadrinista Ricardo Liniers fez uma tirinha listando ensinamentos que não podia esquecer de passar pra ela. O que entraria na lista de vocês?

Ser feliz, ter respeito por si próprio e com o próximo, usar sempre “por favor” e “obrigado”, nunca desistir dos sonhos, ouvir os mais velhos e brincar muito!

E o que vocês percebem que as mães mais aprendem com as crianças?

Amor incondicional, doação e a alegria e sinceridade das crianças.

Qual é um bom jeito de curtir o Dia das Crianças?

Brincando! Acho que é o que eles mais gostam de fazer!