Por Viví Kolér

Já ouviu falar da IMM Colônia? Se não, é hora de conhecer uma das maiores feiras de design do mundo, que acontece uma vez por ano em Colônia (Alemanha) – sempre em janeiro –, inaugurando o calendário das tendências de mobiliário e decoração. Claro que a Oppa esteve presente: fui enviada como correspondente para ficar de olho em todas as novidades e, agora, eu as compartilho com você em primeira mão!

Para se ter uma ideia, a IMM Colônia recebeu nesta edição mais de 150 mil visitantes de 145 países. Imagine o tamanho da exposição, o mix de culturas e idiomas, os ricos cenários recheados com móveis de design, iluminação caprichada, ambientes decorados com as cores que são o hit do momento! Vamos passear juntos pela feira nas fotos a seguir?

Tendências da IMM Colônia 2019

Amarelo-mostarda com preto – esta combinação é tendência absoluta na decoração.
Sala de estar da companhia lituana Vilmers.
Foto: Viví Kolér.

Ao passear pelos ambientes da IMM Colônia 2019, duas cores saltavam aos olhos: o amarelo e o laranja, presentes em estofados, camas, salas de jantar… Trata-se da busca pela alegria no cotidiano, como ressalta o pesquisador de tendências alemão Frank A. Reinhardt.

Laranja em tom sobre tom no quarto. Projeto da sueca Soul exposto na IMM Colônia 2019. Foto: Viví Kolér

Outras paletas de cores que continuam tendência são:
 verdes e tons terrosos
 rosa-nude e tons pastel
 o clássico preto e os tons de cinza

Pura inspiração: sala de estar da marca suíça Vitra na feira de design IMM Colônia 2019.
Foto: Viví Kolér.
É tendência criar ambientes multicoloridos, como mostra a empresa holandesa Spoinq.
Foto: Viví Kolér.

Dica oppa: da feira de design para a sua casa – que tal inspirar-se nessa ideia e adicionar a uma bela mesa de jantar unidades da Cadeira Uma em diferentes cores? 

“Os anos 70 voltaram!”, afirma o estudioso, destacando a mistura das formas (traçado orgânico está super in!) e os arranjos de objetos – a mesa de centro passa a ser um conjunto de mesinhas, que podem assumir diferentes papéis em cada momento.

Diante do sofá rosa-nude, vale tudo – mesa baixa, banco, mesinha de metal com tampo de vidro e pufe compõem o arranjo que funciona como mesa de centro.
Ambiente da marca italiana Baxter na IMM Colônia
Foto: Viví Kolér.

Os sofás modulares, os puffs e as luminárias de piso estão em alta pelo mesmo motivo: versatilidade!
Móveis de madeira, tanto clara quanto escura, foram presença garantida nas ambientações de salas, quartos, escritórios e varandas.

Madeira também no quarto das crianças e, inesperadamente, combinada com laca cinza – este tom neutro é atemporal (ou seja, não fica datado) e pode compor tanto quarto de menina quanto dormitório de menino. Proposta da companhia alemã Paidi.
Foto: Viví Kolér.

Brilharam também os materiais translúcidos: as salas de estar foram enriquecidas com mesas de vidro, espelhos decorativos e itens de acrílico. Ah, como as transparências conferem leveza visual aos ambientes!

Tendência de decoração: espelho atrás do sofá! As mesas de vidro têm presença delicada na sala de estar criada pela empresa italiana Ghidini 1961 para a feira de design alemã.
Foto: Viví Kolér.

O veludo, o couro, o feltro e outros tecidos macios revestiram sofás, poltronas e almofadas, servindo como um convite para o conforto e o
relax.

Na sala de estar da B&B Itália, o sofá modular branco e a mesa de centro têm algo em comum: almofadas e puffs de couro.
Foto: Viví Kolér.

Sofás brancos continuam sendo sinônimo de elegância nas salas, que curiosamente trouxeram um novo elemento para a decoração: um móvel alto com portas que funciona como bar. Esse tipo de móvel marcou presença exibindo diferentes acabamentos e formas de organização interna
(prateleiras para bebidas e copos, gavetas etc.)

Uma caixa fechada sobre longas pernas: quando se abrem as portas, revela-se o
delicado bar – o modelo da marca italiana Gallotti&Radice tem até iluminação interna.
Foto: Viví Kolér.

Para além do estilo colorido dos anos 70, o design escandinavo segue como tendência absoluta. No entanto, o designer sueco Eero Koivisto veio desmistificar aquele conceito de que o design nórdico é todo clarinho e minimalista. “O design escandinavo contemporâneo harmoniza proporções e busca criar atmosferas memoráveis mesclando claro com escuro”, afirma o sócio do escritório Claesson Koivisto Rune.

Design escandinavo também no escritório – cadeira e escrivaninha feitas de madeira clara com detalhes em cinza e metal. Reparou nos pés palito? Móveis da marca dinamarquesa PBJ Foto: Viví Kolér.

Com o desejo de levar a natureza para dentro de casa, as plantas surgem até do teto, em forma de graciosos pendentes verdes.

Plantas pelo chão, sobre a mesa e vindas do teto – a natureza invadiu os ambientes da IMM Colônia 2019.
Fotos: Viví Kolér.

Gostou do nosso passeio? Faz sempre bem estar por dentro das tendências do design. Porém, não precisamos seguir a moda do momento e alterar tudo em casa, de cabo a rabo! Essas inspirações servem para que encontremos novas formas de tornar nossos espaços ainda mais práticos e aconchegantes fazendo pequenas modificações, como acrescentar um puff bonito, trocar as almofadas do sofá, atualizar a escrivaninha. Conte com a Oppa nessa missão – confira uma lista de produtos que seguem as tendências da feira
de design alemã!

7 móveis da Oppa que seguem as tendências da IMM Colônia 2019

  1.  
  1. O Rack Portunhol traz a cor do momento: o amarelo
  2. Madeira clara e design caprichado compõem a Luminária de Piso Orfeu.
  3. O que é um pontinho laranja na sala? É o charmoso Puff Pitanga!
  4. O design escandinavo está presente no traçado clean e funcional da Escrivaninha Mandal.
  5. Conjunto de Mesa Lateral Trio – por uma sala de estar bonita e versátil.
  6. A Cadeira Antonieta tem inspiração no design nórdico.
  7. Medo de a sujeira impregnar no sofá branco? Tecido lavável é a solução apresentada pelo Sofá Baron.
  8.  

Depois desse panorama geral das tendências da IMM Colônia 2019, estou louca para mostrar a lista dos móveis de que mais gostamos desta incrível feira de design. Deixe seu comentário aqui embaixo (qual tendência curtiu mais?) e volte para conferir os Top 10 produtos que amamos na IMM Colônia 2019!

Post por: Viví Kolér.