Nunca é cedo pra começar a planejar uma viagem! Tem a fase da escolha do lugar, do orçamento, da compra de passagens, da reserva de hotel… Mas e se o planejamento começasse até antes disso tudo, com seu apoio pra construir o lugar que você vai visitar?

É essa a proposta da Garupa, uma ONG cuja plataforma é voltada para o financiamento coletivo de iniciativas de turismo que privilegiem o uso consciente de recursos naturais, mão-de-obra e fornecedores locais, e a identidade de cada lugar.

garupa_crop

“O Brasil tem vocação para o turismo, mas ainda tem muito a crescer. Nesse contexto, não enxergávamos nenhum projeto que agregasse as várias iniciativas que propõem o turismo como forma de distribuição de renda às comunidades, e de preservação do patrimônio natural e cultural”, diz Demian Takahashi, diretor executivo do projeto.

garupa-crop-8

Na plataforma da Garupa, a pessoa inscreve seu projeto, conta por que ele é bacana e diz a quantia necessária pra transformá-lo em realidade. A partir daí, é divulgar entre os amigos e esperar que as pessoas que se identificaram com a proposta contribuam com o financiamento dele.

Como agradecimento, quem ajuda com uma doação pode até ganhar uma viagem pra ver ao vivo o resultado da iniciativa!

garupa-crop3

“Gostamos do nome Garupa porque ele traz a imagem de uma viagem coletiva, a dois. Quem tem a bicicleta ajuda o outro para chegarem juntos a um objetivo, a um lugar. Essa ideia tem tudo a ver com o financiamento coletivo: as pessoas que têm o dinheiro ajudam, juntas, a fazer um projeto de turismo sustentável decolar.”

garupa-crop-10

Ao todo, já passaram 13 projetos pela Garupa, sendo que 8 deles bateram a meta de doações e já saíram (ou estão saindo) do papel. São iniciativas como a criação de um polo de turismo de observação de aves numa comunidade da Amazônia, a construção de um centro cultural comunitário e até a melhoria na infraestrutura de um restaurante que ajuda a manter vivas as tradições culinárias locais.

Passa pra dar o seu apoio!

garupa-crop-5

garupa-crop-4

garupa-crop-6

garupa-crop-9

garupa-crop-19