A falta de espaço na cozinha dos novos apartamentos demanda mais planejamento na hora de organizar utensílios, alimentos, louças e panos de pratos em um mesmo ambiente. Por isso, fomos em busca de algumas dicas e produtos para auxiliar quem está diante desta missão. 

Gavetas sempre são bem-vindas

As gavetas são as grandes protagonista de uma cozinha bem organizada. Principalmente porque elas deixam perto das mãos aqueles objetos mais usados no dia a dia. Uma ideia é distribuir os itens da seguinte forma: na primeira gaveta os talheres de uso diário; na seguinte os talheres maiores; na terceira podem ficar utilidades que são usadas com frequência enquanto se cozinha ou usa a pia, na outra vale guardar os panos de pratos e, se ainda tiver mais uma, a dica é armazenar as coisas que acabam sempre espalhadas pela cozinha. Um objeto que pode te auxiliar na organização das gavetas também, são os organizadores de gaveta ou também conhecidos como organizadores de talheres. Já existem opções assim de plástico, acrílico e até mesmo de madeira.

Ah! Vale lembrar que se estiver fazendo a sua cozinha do zero e ela será planejada, existe a possibilidade de solicitar (caso a empresa responsável pela produção aceite esse tipo de exigência), a gaveta fabricada com essas divisões, o que facilita muito a vida. 

Gavetas de cozinha com organizadores de talheres

Divida a cozinha em áreas

O outro truque é dividir a cozinha por áreas: molhado (pia) – onde devem estar os eletrodomésticos, como máquina de lavar, escorredor, lixeira e outros; fogão – próximo a ele um cantinho para temperos e utensílios para o cozimento; um local para refeições rápidas e outro para a geladeira. Uma dica importante é deixar um espaço útil legal na hora de pensar na sua cozinha para não correr o risco de faltar espaço mais tarde. Caso você já tenha uma cozinha pronta, sempre vale investir um tempinho e inovar esse ambiente não é mesmo? Organize os espaços e soluções para melhorar a funcionalidade. Óbvio que não precisa também fazer tudo de uma vez só, comece aos poucos, além do mais no meio do caminho sempre tem algo do projeto que você vai querer mudar.

Cozinha divida em áreas

Nessa imagem a parte molhada (lavanderia) ficou dividida da cozinha por uma pequena parede de vidro, o que possibilitou uma visão mais limpa do ambiente por completo. Já a bancada serviu também como divisória da sala com a cozinha, pois como sabemos, em muitos apartamentos o conceito aberto predomina, onde sala de jantar, cozinha, sala de estar e lavanderia integram um mesmo cômodo.

Armários na cozinha

Escolha móveis do seu gosto e que serão úteis para você, pois nem sempre o que a gente gosta é o que precisamos. Os armários não precisam ser grandes, basta uma boa organização que tudo se resolve. Tampas ali, panelas aqui e potes pra lá – Experimente escolher armários com gavetões também e não apenas portas, pois elas ajudam a deixar tudo no lugar. Se a sua cozinha já está pronta e você não está contente com ela pois a falta de espaço está grande, invista em caixas organizadoras e organizadores para armários, certeza de que será sucesso.

Armários organizados da cozinha.

Veja também: Dicas de limpeza e conservação para deixar a sua cozinha “um brinco”!

Gostou das dicas? Então deixe aqui nos comentários se você já as fez em casa e se te ajudaram a deixar a sua cozinha mais organizada.

Atualização do post publicado em: 15/03/2017 | Imagens: Reprodução/Pinterest