Dicas de limpeza para quem entende a importância de cuidar.

Limpar: uma série para mudar os seus hábitos!

 

Estamos inaugurando uma coluna por aqui, um especial sobre Limpar. Afinal, cuidar bem dos móveis e itens de decoração da casa é super importante. Isso faz com eles durem muito mais, deixando-os novos por períodos mais duradouros.


Então vamos lá?

Nada melhor do que começar essa série com a definição do nosso companheiro Michaelis para “limpeza”.

Como vocês poderão ver temos 13 definições. Algumas bem estranhas, mas para não ficarmos em dúvida se é melhor abordar a opção 4 ou quem sabe a 6, vamos ficar na 1ª, pode ser?

 

Significado de Limpeza: lim.pe.za

  1.  Ação ou efeito de limpar. 2. Remoção de sujidades; limpa. 3. Retirada de coisas perniciosas; depuração. 4. Extinção de impurezas. 5. Prisão de muitos criminosos ao mesmo tempo. 6. Demissão de funcionários incompetentes. 7. Morte em massa. 8. Desimpedimento de um lugar pela remoção de objetos. 9. Roubo de todos os objetos da vítima; limpa. 10. Condição de que se encontra limpo. 11. Qualquer coisa bem-feita. 12. O que não representa obstáculo. 13. Estado de dificuldade financeira    

 

Por que limpar?

Tem gente que foge até não dar mais dessa atividade, outros tem até medo. Alguns dizem “serviço de casa”, outros que preferem cozinhar do que lavar louça. Outros dirão (até) que preferem passar roupa e tem (talvez) a grande maioria que prefira um bom livro, que na verdade nem precisa ser tão bom assim no lugar da faxina.

Mas sabemos que em algum momento nos deparamos com essa atividade: limpar a casa. E nada melhor do que estarmos preparados para esse momento que não precisa ser assim tão ruim!

A vida fica mais interessante quando pensamos que limpar a casa é um ato de amor. Não estranhe, mas é sim. É responsabilidade e um sinal importante de cuidado com o que é nosso. Colocar a mão na massa dá sim uma sensação de posse importante e que faz toda a diferença, é conservar e cuidar bem do nosso ambiente, de cada um dos cantos da nossa casa, dos móveis, quadros, livros e cada um daqueles objetos de decoração.

Pois bem, temos que interiorizar, quase como um mantra: limpar é importante, faz bem para a saúde e para o coração. E que, claro, é uma responsabilidade compartilhada de todos que usam (abusam) e moram na casa.

Posto isso, aqui está nossa 1ª dica: Separar todos os materiais que serão utilizados para e durante a limpeza: os panos limpos e secos, produtos de limpeza, balde, mop, vassoura e rodo.

Sem eles, nada será possível. Com tudo em mãos você fará tudo mais rápido e fácil, pode apostar! E claro, fique sempre de olho quando chegar a hora de renovar esses importantes aliados da faxina.

E como esse é o nosso primeiro post sobre esse assunto, aqui vai uma dica extra e muito preciosa!

Móveis novos devem ser limpos apenas com pano e água. E aqui o detalhe (que vale ouro): Pano pouco úmido. Ao utilizar produtos químicos pode-se danificar as superfícies das peças e consequentemente perder a garantia do fabricante.

 

Nos próximos posts mais dicas de limpeza e conservação para a sua casa ;)

 

Autora Convidada: Helena Cernev

Consultora de Organização e Limpeza

(e Artesã de crochê e tricô)