Como diz a famosa citação, “uma casa sem livros é como um quarto sem janelas”. E já que hoje comemora-se o Dia Nacional do Livro – e a gente adora olhar para o lado de fora – montamos uma lista com dica de cinco títulos recentes pra você se jogar na leitura e adicionar à coleção na prateleira ;)

a-moda-imita-a-vida

Kit papelaria do livro A Moda Imita a Vida, vendido no site da editora Estação das Letras e Cores.

A Moda Imita a Vida, de André Carvalhal (Estação das Letras e Cores)

Acompanhar livros de negócios é sempre uma boa forma de buscar insights pra aplicar no trabalho e no próprio empreendimento. Ainda mais quando o autor do livro conhece muito bem o mercado brasileiro, como o André Carvalhal da Farm!

Como gestor de marketing e conteúdo de uma das marcas de moda mais queridas e cheias de personalidade do Brasil, em A Moda Imita a Vida ele fala sobre construção e posicionamento de marcas de moda. Outra coisa legal é que o livro também conta com várias entrevistas e histórias de profissionais do mercado, como Ronaldo Fraga, Isabela Capeto e o Oscar Metsavah, da Osklen.

fernanda-torres-sete-anos

Recorte da capa do livro Sete Anos, da Fernanda Torres.

Sete Anos, de Fernanda Torres (Companhia das Letras)

Sete Anos é o segundo livro da atriz, que surpreendeu e conquistou muitos admiradores com o lançamento do romance Fim, no ano passado. Com uma proposta diferente, a nova empreitada reúne vários textos publicados desde 2007 em jornais e revistas como Veja Rio e Folha de S. Paulo, todos eles com o bom humor e a inteligência que são marcas da Fernanda tanto na escrita quanto nas telinhas.

O novo livro também traz o texto inédito “Despedida”, no qual a atriz fala sobre a morte de seu pai. A crônica foi escrita em 2008, mas só agora a atriz se sentiu pronta pra compartilhá-la com seus leitores.

antônio-montagem

Imagens da fanpage Eu Me Chamo Antônio.

Segundo Eu Me Chamo Antônio, de Pedro Gabriel (Intrínseca)

Sai agora, em novembro, o segundo livro do Antônio, alter ego do escritor e artista Pedro Gabriel. São várias ilustrações inéditas com as frases contemplativas e escritas na letra super característica do autor.

Além dos trabalhos feitos em guardanapo, uma das marcas registradas de Antônio, o segundo livro também traz o registro de outras técnicas, como xilogravura, nanquim e colagens. Lançamento previsto pra 12/11.

murilo_mendes_animado

Relançamento da obra de Murilo Mendes (Cosac Naify)

Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade todo mundo conhece. Mas já leu a obra de Murilo Mendes? Se a resposta é não, tá na hora de mudar isso com a série de livros que começou a ser lançada em setembro, pela Cosac Naify. Considerado um dos principais autores nacionais, sua obra, que estava fora de catálogo há algum tempo, vai ganhar edições super caprichadas, com direito a ilustrações, até 2015.

Por enquanto, já dá pra comprar Antologia Poética, organizada por Júlio Castañon e Murilo Marcondes de Moura; Poemas, primeiro livro de Murilo Mendes; A Idade do Serrote, livro de memórias; e Convergência, último livro de poesia que ele publicou.

not-that-kind-of-girl

Edição original do livro que será lançado no Brasil em novembro.

 

Não sou uma dessas, de Lena Dunham (Intrínseca)

A literatura internacional também entrou pra nossa lista com o aguardado lançamento do primeiro livro de Lena Dunham, criadora, produtora e faz-tudo no seriado Girls, da HBO. Assim como a série, o livro também trata dos percalços enfrentados na fase dos vinte e poucos anos em tom confessional, bem humorado e sincero. Os assuntos explorados vão desde relacionamentos até carreira e problemas de autoimagem.

A chegada nas livrarias tá prevista pro dia 14/11!