Não só de passeios no parque vivem as bikes! Muita gente também adora usar as magrelas como meio de transporte pra ver melhor a cidade e sentir o vento no rosto a caminho do trabalho. Agora, e se as bikes fizessem parte do trabalho em si?

Aproveitando que hoje é o Dia Mundial Sem Carro e que a primavera começa amanhã, a gente conversou com a Marina, da floricultura A Bela do Dia. Ela e a sócia Tatiana Pascowitch usam a bike pra fazer as entregas e até como forma divulgação, já que fica difícil não olhar para uma bicicleta repleta de flores pelas ruas.

a_bela_do_dia_8

Quando você começou a pedalar?

Comecei a pedalar em São Paulo em 2012 e foi um processo gradual. No começo, eu tinha muito medo e só saía com o meu marido, usando uma bike dele. Me senti mais segura quando comprei uma bicicleta do meu tamanho. Nesse dia já fui sozinha dos Jardins até Pinheiros e desde então fui ganhando mais e mais confiança.

a_bela_do_dia_3

De onde surgiu a ideia de fazer a entrega das flores com a bicicleta?

Quando começamos a pensar na A Bela do Dia, a imagem de ficar em um carro não era nada animadora. Então começamos a pensar em várias alternativas, e logo surgiu a bike, já que era algo que eu e a Tati já fazíamos.

a_bela_do_dia_5

Quais são as maiores vantagens de se deslocar com a bicicleta e não no ambiente fechado de um carro?

Uma das maiores vantagens é que o trajeto de bike é uma delícia. A gente acaba interagindo mais com a cidade, reparando em pequenas belezas que passam batidas quando a gente tá de carro, conversando com as pessoas na rua… A gente sente estar aproveitando o dia, ao contrário de como eu me sinto no carro, que é perdendo o meu tempo, perdendo o dia no trânsito.

a_bela_do_dia_1

Como surgiu a assinatura de flores? As pessoas aderiram à iniciativa?

A assinatura veio da necessidade dos nossos clientes. Muitos, depois de comprarem na bike, pediam para voltarmos na semana seguinte. Ou então, que queriam algo maior para colocar em casa. Tudo o que fizemos foi ouvir o que as pessoas queriam e criar um modelo que funcionasse de forma prática para os dois lados.

a_bela_do_dia_7

Quais são suas dicas, sugestões e conselhos pra quem tá pensando em começar a pedalar no dia a dia?

Comece por ruas mais tranquilas. Cuidado com os pedestres, pois eles ficam desconfortáveis em dividir a calçada com uma bike e esses desencontros podem gerar acidentes. Sempre sinalize com as mãos se você vai virar ou seguir reto, mas mesmo assim, em cruzamentos muito movimentados, redobre a atenção, olhe para trás e tenha paciência, pois muitos motoristas são praticamente cegos para bicicletas. Outros tantos estão no celular e sempre tem aqueles que acham que a prioridade é o carro. O bom é que já melhorou muito e, cada vez mais, os motoristas respeitam as bicicletas!

A Bela do Dia

Rua Mourato Coelho, 957 – Vila Madalena – São Paulo / SP

Telefone: (11) 3034-0285