São Paulo é repleta de grandes marcos que fazem parte da história da cidade  e impressionam quem vem nos visitar. As ruas são cheias de tesouros, muitas vezes desconhecidos pelos próprios paulistanos. Como somos apaixonados design, independente de sua forma ou tamanho, vamos tentar desvendar alguns desses lugares para que você os veja com outros olhos na próxima vez que passar por um deles.

Vamos começar por um dos mais marcantes prédios do bairro de Higienópolis, um cinquentão de dar inveja, o Edifício Bretagne.

Inaugurado em 1958, o Bretagne  foi projetado pelo arquiteto João Artacho Jurado (1907-1983) e, além de um mix de estilos e cores, dizem que ele foi pioneiro no conceito de condomínio na cidade, já que possui uma infraestrutura inusitada para a década de 50. Além de seus 173 apartamentos, o edifício abriga uma piscina, um bar, um salão de chá e um de piano, além de um inspirador jardim panorâmico na cobertura.

Seu glamour hollywoodiano lhe rendeu fama e muitas críticas também, já que é considerado de “gosto duvidoso” por alguns arquitetos. Amado ou odiado, o Bretagne é um ícone cult e tem alguns dos apartamentos mais concorridos de São Paulo. Fique de olho quando estiver passando pela Avenida Higienópolis e, se tiver a oportunidade de ir à cobertura, não a desperdice! A vista é maravilhosa…

Imagem via Flickr e via.