Com a chegada do verão o uso das cores mais vivas aumenta por todos os lados, inclusive  na decoração. A paleta de cores fortes aquece e coloca dentro das casas toda energia e bem-estar que são próprias da estação. Quer deixar sua casa a cara do verão? Mas para não errar o ponto, siga as nossas dicas!

moema-2-13

Apesar das cores serem fortes e provocantes reveladas nesta escala cromática, quando bem usadas  os resultados são incríveis.

Cores quentes geralmente funcionam muito bem em ambientes de maior circulação e movimentação da casa, principalmente por conta do apelo aos sentidos de agitação e movimentação estimulados por esses tons.

porto-alegre-821

ribeiruo-47

Os vermelhos, laranjas e amarelos possuem todas as características do calor, pertencendo ao grupo das cores quentes, vivas e estimulantes. Essa categoria, portanto, funciona muito bem nos espaços sociais de sua casa, como office-11cozinha, sala de jantar, hall de entrada e varanda. Por conta de seus estímulos sociais é notório o uso em estabelecimentos comerciais como restaurantes e bares, onde a socialização associada ao ato de comer e beber são fundamentais.

Porém, por serem cores contrastantes, a mescla com neutras e tranquilizantes são super indicadas. Afinal a alta temperatura e o grau de reflexão de luz, no caso do amarelo ou laranja, por exemplo, são bastante significantes por isso se usado em excesso refletem muita luz e estimulam os olhos de forma excessiva, causando cansaço visual e inquietação.

Cores quentes combinam muito bem com tons de cinza, tons de bege e cores mais opacas, dessa forma é possível obter um ambiente harmônico e equilibrado. Esse tipo de contraste causa a sensação de amplitude e equilíbrio visual. Para os mais tímidos aposte em um ponto focal para trazer a tonalidade, como almofadas, adesivos de parede, quadros, pôsteres e aparelhos de jantar, que são sempre uma boa pedida para deixar o ambiente em alta sem erro!

casa-_-gourmet-layout-2-601 moema-2-7811market-place-661