A estação fria está aí e, junto com ela, vieram novas tendências para você mudar o visual da casa. Que tal dar uma renovada nas cores das paredes e fazer uma verdadeira transformação? Pintar a casa, além de renovar as energias do espaço, pode ser uma atividade muito prazerosa.

Para ajudar você nessa missão conversamos com a Ana Kreutzer, consultora de cores e tendências Suvinil, e vamos juntos mostrar quais são as apostas da marca para a estação -afinal, todas as nossas lojas recebem as tonalidades da Suvinil.

IMG_0023

Cores de inverno

As paletas de cores tendem a mudar naturalmente em cada estação. Esse fator está relacionado com a percepção que temos de acordo com a luminosidade do dia e, no inverno, o sol fica mais escondido e naturalmente a saturação das cores diminui. Isso significa que as mesmas cores podem ser a tendência de diferentes estações, o que muda é a tonalidade de cada uma: no inverno o vermelho será menos vibrante, o amarelo e o laranja receberão doses de marrom para compensar e deixá-los mais amadeirados, por exemplo.

Outro fator que influencia na escolha das cores são os movimentos socioculturais. Este ano, por exemplo, está acontecendo um resgate da simplicidade, da importância da sinergia entre o ser humano e a natureza. Assim voltam os verdes, azuis, marrons, cinzas, amarelos: as cores que estão relacionadas aos elementos naturais.

Tons quentes

Para aquecer este inverno, aposte em cores quentes com tonalidades mais empoeiradas, um efeito ‘queimado’, como laranjas e vermelhos mais fechados. O verde, apesar de ser uma cor fria, aparece na paleta de inverno em um tom de erva, menos saturado.

A volta do marrom

Com o resgate do simples no cotidiano da sociedade, o rústico está ganhando visibilidade até mesmo nos grandes centros e, junto com ele, a mistura de materiais naturais como o concreto e madeira na decoração faz com que os tons de marrons voltem à paleta de tendências. Depois do boom de cinzas, tons de cor de pele (independente da tonalidade) como nude, alaranjadas, rosadas e marrons voltam a participar fortemente, principalmente quando relacionados a combinações entre duas cores.

IMG_0029

Combinando as cores

Para gerar uma atmosfera aconchegante e confortável, é fundamental combinar cores de forma harmônica e isso gera muita dúvida. A nossa dica é: escolha uma cor neutra, mas com personalidade como o nude rosado, o bege e ouse com a outra escolhida. Por exemplo, que tal escolher tom da paleta de vermelhos, como o vinho ou berinjela?

Uma cor, quando combinada à outra, influencia na percepção dos olhos. Isso significada que, duas cores juntas, causam sensações. Um desses conjuntos foi o escolhido para o inverno Oppa e é chamado acorde da ternura: amarelo e rosa, quando usados juntos, refletem um comportamento social, a busca pela empatia e por movimentos de inclusão.

^4BB26603A16EE83366B64CA8F43968FE6007257B53E286478B^pimgpsh_fullsize_distr

Dicas para pintar a casa como um profissional

– Calcule a área e não erre a quantidade: meça a parede e multiplique pela altura do pé direito. Depois disso, multiplique pelo número de demãos que irá dar. Agora, sabendo a metragem total, calcule a quantidade de galões de tinta que você precisa!

– Kit Suvinil Teste Sua Cor: você pode encomendar o kit com 2 ou 4 cores no site da Suvinil. Elas chegam na sua casa e assim, você tem a cor exata em mãos para testar e endender como ela se comportará. Afinal, a luz de cada casa é diferente, então não dá para comparar o resultado da sua parede com a que você viu em outro lugar.

– Use a técnica do W

A melhor maneira de garantir uma pintura uniforme é com a utilização da técnica do W. Comece com um W em pé e depois complete o bloco com tinta, no mesmo movimento, até o w desaparecer.

tinta_blog

Saiba mais com Ana Kreutzer e renove a sua casa:

Gostou? Conta aqui pra gente quais foram as cores escolhidas para o seu cantinho!