‘Um produto com as diretrizes do smart design, com cara do design contemporâneo nacional e acessível para todos’. Moldar um projeto com esses parâmetros não é nada fácil, mas esse foi o desafio lançado pela Oppa e pela Revista Bamboo no 1º Concurso Novo Design Brasileiro, que aconteceu entre agosto e setembro de 2012.

Diversos profissionais, estudantes e críticos da área se mobilizaram e  mais de 360 projetos do Brasil inteiro foram enviados! O grupo de jurados era de peso: Clarissa Schneider, diretora de redação da Bamboo; Max Reichel, CEO da Oppa; Marcio Kogan, arquiteto à frente do Studio MK27; Rui Porto, consultor da Alpargatas; o designer Jader Almeida; a arquiteta Candida Tabet e Olivia Yassudo, do Coletivo Amor de Madre. “Acreditamos na criatividade brasileira e queremos que cada vez mais jovens designers tenham a oportunidade de produzir suas ideias e levá-las ao mercado”, conta Max.

Promovendo o trabalho nacional, a premiação contou com a inclusão dos 3 primeiros colocados no anuário da Bamboo, e a produção e comercialização do projeto do primeiro colocado por nós!

image

Arquiteta formada pela FAU-USP, Camila Souza é a autora do projeto vencedor do Concurso. A Cadeira Duo tem estrutura de alumínio e fios de PVC, conhecidos popularmente como “espaguete”, e é uma leitura contemporânea das típicas cadeiras das casas de interior e do nordeste brasileiro.

Simples – como o design deve ser – sem muita frescura, basta inverter a base para que a peça se transforme de uma poltrona baixa para um banco alto. Em breve você poderá ter a Cadeira Duo na sua decoração!

image

Segundo e terceiro lugar: A Peteca Luz é o projeto de Flavia de Paula e Isabela Marcelino, estudantes de design da UEMG que investiram no caráter lúdico da peteca para dar vida a um projeto interativo. Já a Estante Jeitinho foi pensada para ser o curinga da decoração e foi desenhada por Mariana Ramos e Ricardo Innecco. Os jovens pensaram em uma peça que pudesse dar asas à imaginação, dando liberdade para o móvel se tornar uma estante para a sala um aparador para o banheiro, uma mesa de cabeceira, uma escada de serviço, uma horta vertical ou aquilo que o usuário escolher.

A matéria completa sobre os projetos vencedores você encontra no Anuário 2013 da revista Bamboo ;)

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa