O tapete é aquele acessório decorativo que comparece em quase todos os ambientes da casa – da sala ao quarto, inclusive no corredor em forma de passadeira. Assim, saber escolher o tipo de tapete certo para sua casa fará a diferença na decoração: por ser uma peça de grande dimensão, o tapete pode adicionar beleza e aconchego ao ambiente ou, pelo contrário, detonar o visual do espaço – o que nós não queremos! Por isso, entre perguntas e respostas sobre como comprar tapete, separei também uma seleção de modelos para ajudar você nessa tarefa.

O tipo de tapete depende do estilo do ambiente?

Não necessariamente. É claro que a decoração como um todo precisa conversar entre si, mas o tapete não precisa seguir o mesmo estilo dos móveis. Por exemplo: uma sala com móveis modernos ganha vida com um tapete de estampa desgastada, imitando um modelo antigo.

Comprar tapete claro, escuro ou colorido?

Depende do gosto do freguês e do uso do tapete. Em ambientes de muita circulação, os tapetes claros sujam mais rápido. Já o tapete escuro pode carregar visualmente o ambiente, caso este tenha excesso de informações.

Tapete Barroco Azul 100 x 150 cm

Ao escolher um tapete colorido, leve em consideração as cores do ambiente de forma que a tapeçaria repita dos tons da paleta de cores. Ou não! Uma sala de estar com cores neutras ganha personalidade ao ser decorada com um tapete azul, por exemplo (como na foto acima).

O segredo está sempre no equilíbrio dos elementos.

Qual é o melhor tipo de tapete para ambientes pequenos?

Tapetes neutros sempre caem bem, mas às vezes deixam os espaços sem identidade. Em compensação, os tapetes geométricos trazem uma pitada de alegria à decoração. Se ficar com medo de a estampa enjoar com o tempo ou ficar pesada na decoração, opte por padrão com base neutra (como bege e off-white) e traçado delicado.

Agora, se criatividade e ousadia não faltam a você, prefira a compra de um tapete que retrate sua personalidade, como um modelo de padronagem marcante, textura especial, formato diferente etc.

Tapete Ocará Vermelho 100 x 150 cm

Comprar tapete grande sai muito caro! O que fazer?

Tapetes de grandes medidas costumam custar mais, além de dificultarem o transporte e a manutenção.

A dica superatual para resolver esses casos é criar uma sobreposição de tapetes menores!

Foto: Viví Kolér / Isaloni 2019 Milão.

Sobreposição de tapetes geométricos na sala de estar. Foto: Viví Kolér.

Ao misturar tapetes de diferentes formatos, tamanhos e estampas, o resultado fica único – pagando-se menos! Lembre que a sobreposição de tapetes funciona bem na sala de estar, na sala de jantar, sob a cama no quarto e até na cozinha.

+Veja também: 8 regras atuais de como usar tapete na decoração

4 tipos de tapete em que vale a pena apostar

Esta coletânea de tapetes traz modelos que já ultrapassaram a moda da vez. Isso significa que a decoração não ficará rapidamente datada. Afinal, como comprar tapete é um investimento alto, capriche na escolha de um tipo de tapeçaria durável, bonito e atemporal.

Tapete geométrico

Os desenhos geométricos ganham vida em tramas com losangos, quadriculados, zigue-zagues, listas…

Tapete Conexão Bege e Branco 150 x 200 cm

Tapete Kamal 200 x 300 cm

Tapete Cateto 140 x 200 cm

Destaque para a famosa estampa chevron (zigue-zague), que está com tudo na decoração! E tem mais: este tipo de estampa faz o ambiente crescer visualmente graças ao formato contínuo do zigue-zague, tornando este modelo perfeito salas pequenas ou outros ambientes de medidas enxutas.

Tapete Gaia 200 x 250 cm

Tapete com cara de desgastado

Shabby chic é o nome do estilo que se traduz em “chique gasto”. São tapetes novos em folha, mas que têm carinha antiga, com estampas esmaecidas. Este tipo de tapete adiciona personalidade ao ambiente sem roubar a atenção.

Tapete Maze Azul 250 x 350 cm

Tapete Chapa Cinza 100 x 150 cm

Tapete Mais Cinza 100 x 150 cm

Tapetes neutros

Os tapetes em cores como bege, off-white e cinza servem de fundo neutro à decoração. O tapete neutro é um curinga ao decorar quarto, sala de jantar, sala de estar, banheiro, cozinha… Só garanta para que a composição não fique sem sal combinando a tapeçaria com um sofá azul, almofadas coloridas, móveis de design

Tapete Dobra Bege 150 x 200 cm

Tapete Acalanto Cinza 120 x 160 cm

+Veja também: aprenda a combinar almofadas e renove a decoração da sala em instantes.

De fibras naturais

Os tapetes feitos de fibras convidam a natureza a entrar em casa, conferindo um toque mais rústico à decoração. A textura natural e a paleta de cores em tons terrosos combinam com diferentes estilos de decoração.

Passadeira Colina 70 x 150 cm

Passadeira Império 66 x 180 cm

Comprar já meu tapete novo!

Eu sei que comprar tapete não é tarefa das mais simples, mas espero que estas dicas tenham ajudado você a escolher os modelos mais adequados para decorar cada ambiente da sua casa. Por outro lado, se você ainda tem dúvidas, escreva aqui embaixo que ficarei feliz em ajudar!

       Post por: Viví Kolér.