Por Mari Ribeiro | Canal De Mudança

Mudar de casa nunca significa só mudar de um lugar pra outro. Essa época sempre traz ansiedade, expectativa e esperança, sentimentos que ficam loucos pra entrarem juntos nas caixas de papelão. E digo isso com o conhecimento de causa de alguém que está na nona casa (e contando…) e decidiu fazer um canal no youtube pra compartilhar as histórias desse período crítico. Com o De Mudança encontrei muitos ombros amigos!

Agora, vim aqui no blog da Oppa para trazer verdades! Tá, podemos chamar também de dicas pra você que está se preparando pra essa maratona chamada mudança. É muito importante que tudo dê certo, afinal, você pode não ter percebido ainda, mas dias como esse ficam marcados na nossa mente pra sempre. Então vamos fazer o melhor dele!

Praticando o desapego

Aproveita que já vai arrumar as coisas e se livra do que não te serve mais. Não deixa pra fazer isso depois da mudança senão você não terá coragem de fazer nunca mais (sou dessas que exageram pro bem)! Doa, vende, joga fora. Quanto menos coisas você tiver, mais fácil será sua mudança e mais espaço você vai ter livre no novo apartamento. A sensação de ter somente o que você precisa e valoriza é impagável e organizar tudo depois fica bem mais fácil. Confia e vai!

Planejamento é regra

Eu tô te vendo com mudança marcada e procrastinando nesse sofá aí. Não deixa tudo pra cima da hora, começa a arrumar as caixas e sacolas com no mínimo um mês de antecedência. Faça aos poucos, guarde o que você usa menos. Se está mudando pra perto, vai levando as coisas pro apartamento assim que ele estiver disponível. Dessa forma você evita deixar tudo pro dia do frete. Se está mudando pra longe, tenha certeza que está levando tudo que precisa – e somente isso. *Os porteiros do meu prédio sempre foram grandes aliados na missão de me dar caixas de papelão e sacolões, fica a dica.

Frete de confiança

Eu já me dei mal com frete inúmeras vezes e finalmente aprendi: frete é puramente indicação de outras pessoas. É um pouco mais caro mas fez a mudança do amigo na hora marcada e sem quebrar nada? QUERO! O frete pode tanto salvar seu dia como acabar com sua saúde mental e te deixar na mão no momento que você mais precisa. A pessoa responsável por levar suas coisas vai te fazer perguntas importantes para te passar o preço e fechar negócio: se seus móveis sobem pelo elevador ou pela escada (já mediu?), a distância e a quantidade de coisas. Tenha tudo isso decoradinho e se prepare para dar as respostas na ponta da língua.

Como não surtar

Investe no maracujá! Ou em qualquer outra coisa que te acalme. O período é complexo, verdade seja dita, então come bem na véspera, dorme uma quantidade de horas que te deixe confortável para passar o dia inteiro ligado no 220v e não deixe qualquer coisa te tirar do sério.

Quando eu cheguei no prédio novo carregando uma sacola de roupas ela rasgou e caiu tudo na água suja. Eu chorei muito por dentro? Sim. Eu saí por cima repetindo o mantra nada me abala? Também! O importante é não deixar a situação chata ou ruim ser maior do que a sua felicidade por estar realizando um sonho ou de estar indo para um lugar mais legal.

Se esse texto te ajudou, não deixa de visitar o De Mudança no Youtube! Lá compartilho todas as experiências que vivo desde que saí da casa da minha mãe. Tem treta com contrato de aluguel, dicas de decoração e economia doméstica… Tudo com uma dose um pouco elevada de ironia? Sim, mas acho que você vai curtir!