Já tá sabendo do Fórum Design de Mobiliário Brasileiro, que tá rolando desde o dia 23 e vai até o dia 30? Pois é, na sexta-feira, a gente falou um pouco sobre o evento (aqui), que conta com a participação de vários nomes ligados ao design. E já que a proposta do fórum é compartilhar experiências, no post de hoje a gente abriu espaço para o próprio Mauro Reis, idealizador do fórum, contar um pouco da sua vivência como jovem designer e sobre o que o motivou a criar o projeto. Olha só!

mauro reis2

“Opa, sou o Mauro, designer de produtos e um apaixonado por design. Sou natural de Goiânia, capital de Goiás, e na época em que me formei, fiquei vagueando por um bom tempo naquele vão entre a estação e o trem, sem ter pra onde ir e sem saber como começar a carreira de designer, onde tudo era novo e desconhecido…

E eu não era o único! Cheguei a ver vários colegas talentosos abandonarem a carreira por não encontrarem oportunidade de praticá-la, indo pra outras áreas nada compatíveis com a habilidade que eles tinham. Até que decidi sair de Goiânia, ir pra outra cidade, outro estado e fui parar no litoral catarinense, região que tem certa tradição no setor mobiliário e onde percebi que, mesmo assim, em menor ou maior grau, a dificuldade de conhecer e ingressar na carreira de designer ainda existia.

forum

Foi então que resolvi fazer alguma coisa que pudesse contribuir com outros designers brasileiros, principalmente os de mobiliário, na tentativa de debater sobre a carreira, de buscar novas ideias e soluções. O resultado, depois de muito estudo, é o FDMB, no qual fui atrás de grandes nomes da área, tanto da criação quanto da indústria, para compartilhar suas experiências e quem sabe ajudar quem está do outro lado da moeda, ou, no caso, da tela do computador.

É que pra atingir o maior número de interessados, espalhados por todo o extenso território brasileiro, o evento acontece totalmente online, pois acredito que tem muita gente talentosa por aí, mas que não tem acesso à tanta informação ou que não podem ir a eventos de design. Por isso, pra participar do fórum, basta acessat à internet, de inscrever gratuitamente e acompanhar.

rodrigo-silveira-2

Rodrigo Silveira, palestrante do FDMB e designer da Cadeira Leve, da Oppa.

O Fórum foi lançado no último dia 23 e vai até o dia 30, com participantes de renome nacional e internacional. Nessa seleção, contamos também com a querida Anna Carolina Sucar – Design Externo da Oppa, que tem muita coisa bacana para os designers absorverem e colocarem em prática.”

A participação da Anna é no domingo, dia 30 de novembro, às 18h. Mas até lá ainda tem muita coisa bacana pra rolar. Confira a programação completa no site!