Seguimos buscando projetos e fotos incríveis pra nossa collab no Instagram. E hoje, a collab de arquitetura conversa com as arquitetas Jeniffer e Sarah, do Studio Matriz e contam sobre o projeto do próprio escritório. Ficou curioso? Então acompanha!

Contem pra gente um pouco sobre o projeto!

O projeto é o próprio escritório do Studio, por isso, a definição do Studio Matriz como lugar de criação foi o ponto de partida do projeto de arquitetura do nosso espaço físico. Consideramos o escritório uma fábrica de ideias. Assim, o estilo industrial surgiu como uma opção muito coerente.

collab de arquitetura: studio matriz
Foto: Paula Arantes

Esse caminho se mostrou ainda mais natural quando nos deparamos com a laje aparente da sala escolhida para a instalação do escritório, uma vez que tal elemento favorecia o uso da linguagem industrial. Resolvemos, então, tomar partido dessa estrutura para agregar valor ao projeto. Por conseguinte, exploramos outros materiais característicos dessa vertente, como estruturas metálicas na estante e tubulações aparentes nos sistemas de água, eletricidade e incêndio. A paleta de cores e os materiais foram cuidadosamente escolhidos para combinar com a proposta. O branco das paredes e da marcenaria proporcionou o contraste com a madeira escura do piso, com o tom de cinza mais fechado da laje e com o papel de parede de tijolinho.

collab de arquitetura: studio matriz
A laje aparente deu o tom industrial do Studio Matriz.
Foto: Paula Arantes.

As atividades que desenvolvemos e nossos valores também propiciaram a condução do projeto nessa perspectiva, com ambiente despojado e integrado. Buscamos uma relação de troca transparente com nossos colaboradores, fornecedores e clientes. Portanto, esse conceito de estruturas à mostra e espaço aberto materializa nosso ideal.

Como aconteceu a escolha dos móveis?

Quando se trata de interiores, acreditamos que a especificação deve alcançar até as etapas finais do projeto, incluindo o mobiliário, pois é a parte que os usuários vão usufruir diretamente do ambiente. Por isso, personalizamos tudo. As luminárias foram feitas por uma fábrica local, com detalhamento exclusivo. Projetamos toda a marcenaria, que foi produzida seguindo nossas orientações.

Foto: Paula Arantes

A escolha dos móveis da Oppa também segue nossa visão, já que a marca trabalha com design contemporâneo, acessível e despojado. Para a mesa de reuniões, optamos pela Cadeira Uma, nas cores Azul e Grafite, modelo lindo, confortável, durável e condizente com a proposta do escritório. Elegemos ainda o Banco Champagne para a cabeceira da mesa. O modelo é muito versátil, pois serve como assento e mesinha de apoio. A estrutura vermelha harmoniza com as tubulações aparentes e as luminárias.

Collab Oppa: As cadeiras UMA e o Banco Champagne foram escolhidos em cores curingas que trazem leveza e garantem o estilo industrial do escritório. Foto: Paula Arantes

Além disso, o tom da madeira Pinus do assento contrasta com a paleta mais escura do projeto. Essa tonalidade também está presente nos ganchos para bolsa da Oppa e no Nicho Talismã ao quadro de anotações, itens decorativos e muito úteis.

O nicho e os ganchos para bolsas, na parede esquerda, com acabamento cru. Foto: Paula Arantes

Os quadros foram os últimos itens da produção. Os exemplares escolhidos exploram as cores do projeto e também o conceito da arquitetura de Brasília, em que prevalece o uso do concreto e da geometria a partir dos traços do célebre arquiteto Oscar Niemeyer.

Obras que referenciam o arquiteto Oscar Niemeyer, uma grande inspiração pra Jeniffer e pra Sarah. Foto: Paula Arantes

Qual a história do Studio Matriz e o time por trás desse projeto massa?

Após quatro anos de experiência juntas, o escritório Studio Matriz é fundado em 2017 pelas arquitetas e urbanista Jeniffer Souza e Sarah Sarmento.

Jeniffer e Sarah: as responsáveis pelo Studio Matriz. Foto: Paula Arantes

O trabalho prestado se destaca pela parceria criada entre cliente e arquitetas. Através da essencialidade captada, projetos originais são criados com responsabilidade. A missão é proporcionar qualidade de vida através do espaço, por meio de projetos únicos de Arquitetura, com planejamento e eficiência, aliando beleza, funcionalidade e economia.

O Studio é um local para o desenvolvimento de projetos em um espaço integrado e harmonioso, com estilo minimalista e industrial, o ambiente se torna uma fábrica de ideias.

E aí, curtiu? Pra ver os outros projetos da Collab Oppa, é só clicar aqui!

Quer conhecer mais do trabalho da Jeniffer e da Sarah no Studio Matriz? Se liga:
@studiomatriz
www.studiomatriz.com.br
[email protected]
(61) 99852-0235 | (61) 3597-8054