“A internet é um espaço de expressão — nem sempre de comunicação — que reflete o mundo físico, social” e algumas vezes “o pior das pessoas em diversos âmbitos”. As palavras são da Paula Kim, diretora da Sam Ka Pur Filmes. Experimente procurar por blogs sobre anorexia ou bulimia no Google: entre uma nota no wikipedia e algum artigo do Dr. Dráuzio Varela, logo aparecem blogs de muitas meninas que relatam suas experiências pessoais do distúrbio, porém, de forma a incentivar outras garotas. Elas dão dicas, truques de como não serem descobertas, glorificam o culto à magreza como se fosse um estilo de vida perfeitamente plausível. Existia aí uma lacuna, e foi então que a Paula decidiu abrir um blog que falasse de maneira menos distanciada, como numa grande conversa, sobre essas visões distorcidas.

(S)obre (N)ossa (V)isão (D)istorcida é um site colaborativo escrito por pessoas que tiveram experiência – a nível íntimo ou profissional – com transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia e TANE (transtorno alimentar não especificado). A ideia era criar um espaço plural e aberto, que não apenas comunicasse de forma verbal mas também através do olhar de outras visões. Assim ela convidou designers, artistas plásticos, animadores, ilustradores entre outros campos das artes para fazer parte do projeto. O site é este encontro de visões sobre o tema. Uma abordagem mais sensível e reflexiva para dividir informações e combater o preconceito a respeito da superficialidade dos conflitos que as vítimas desses transtornos vivenciam.

O nosso coletivo contribuiu com o projeto desenvolvendo o layout do site e produzindo ilustrações e experimentações gráficas de alguns relatos de meninas entre 11 e 21 anos.

Erick Fugii_o_peso_do_desequilibrio

De Erick Fugii, imagem do texto “O Peso Do Desequilíbrio”

Caio Yuzo_Por Que Emagrecer Se Torna Um Vi¦ücio

De Caio Yuzo, imagem do texto “Por Que Emagrecer Se Torna Um Vício”

Alexandre Sato_Ex-Mulher Subterra¦énea

De Alexandre Sato, imagem do texto “Ex-Mulher Subterrânea”

Erick Fugi_segredo_x_diagnostico

De Erick Fugii, imagem do texto “segredo X diagnóstico”

Alexandre Sato_feminicidio

De Alexandre Sato, imagem do texto “Ex-Mulher Subterrânea”

Caio Yuzo_SNVD

De Caio Yuzo, imagem about SNVD

“O site pretende quebrar preconceitos e tabus a respeito desses transtornos mentais, cada vez mais presentes na sociedade, em especial em adolescentes, e abrir um canal de discussão para esse problema sério, mas ainda velado socialmente nas famílias e escolas, o que reprime e marginaliza pessoas em situação de fragilidade que precisam de ajuda.”

Lá tem mais ilustrações nossas e de muitos outros artistas. Confiram lá!

www.sobrenossavisaodistorcida.com