Imagine 5.000 mil lâmpadas queimadas juntas. A cineasta e artista canadense Caitlind R. C Brown pegou uma por uma e montou uma das maiores esculturas interativas com energia sustentável do mundo.

Assim surgiu o projeto CLOUD, parte da Nuit Blanche Calgary, um festival de arte contemporânea que ocorre anualmente em diversas cidades ao redor do mundo.

A “CLOUD” é uma escultura interativa feita de aço e lâmpadas incandescentes. Uma a cada seis lâmpadas precisam funcionar, as outras são puramente ornamentais. “Por que desperdiçar lâmpadas novas, quando temos mais que suficientes para abrirmos mão?”, conta Caitlind.

Para conseguir reunir as 5.000 mil lâmpadas queimadas Caitlind precisou de muita ajuda. Contou com o apoio de diversas organizações privadas, ONGs e voluntários, além de criar um blog convidando a população a contribuir com a iniciativa, doando as suas lâmpadas queimadas.

Segundo a própria Caitlind, esteticamente, esta peça é uma nuvem elétrica onde lâmpadas queimadas conotam a escuridão entre flashes de luz. Além disso, esta escultura é sobre a reutilização de um item anteriormente funcional (a lâmpada), que perdeu a sua função (queimada) para um propósito mágico relacionado com a sua utilização inicial (arte).

A instalação foi inaugurada no dia 15 de Setembro no centro da cidade de Calgary, no Canadá. Após esta data, cerca de 10 mil pessoas visitaram o local.  A obra chamava a atenção por onde passava,  mas era a noite que o espetáculo acontecia. Pessoas de todas as idades queriam ver e ficar embaixo da ‘nuvem de lâmpadas’.

Para ver o projeto completo acesse o Blog criado por Caitlind.

Imagem retiradas do Blog.

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa