Mediador pra escolher os móveis, mistura de estilos, casamento e uma decoração que está sempre em movimento! Tudo isso faz parte da história da casa da Fernanda Resende e do Fábio Maca, uma das quatro casas lindas e cheias de personalidade que a Oppa levou o Casa Aberta pra conhecer. Vem saber mais (e buscar ideias pro seu cantinho) na entrevista super gostosa que a gente fez com eles!

oppa_casa_aberta

No Casa Aberta vocês contam que moravam sozinhos antes e por isso tinham todos os móveis duplicados e de estilos diferentes. Como fizeram pra conciliar?

Fábio: Não conseguimos conciliar rs. Então, chamamos um mediador, que foi o arquiteto e amigo Beto, do Estúdio Risco. Ele nos ajudou a repensar a casa (que era da Fê) como um espaço nosso. Fora isso, muita conversa… Tentei trazer a Fê para o meu universo de coisas e tentei me abrir para o universo dela.

Fernanda: Foi bom ter tudo duplicado porque a gente pôde escolher o que era mais lega! :) E foi uma experiência muito fofa repassar para os amigos o que tinha de extra. A gente vendeu/trocou muita coisa linda que tá sendo super aproveitada em outras casas.

oppa_casa_aberta_1

Poltrona Bertini, da Oppa.

Como vocês descreveriam o estilo que surgiu da mistura dos estilos de cada um?

Fábio: Eu tenho um estilo mais reto, masculino. Tinha peças vermelhas vigorosas e gosto muito de madeira… Com o tempo, também comecei a gostar de pedras e cristais em casa. Eu gosto da mistura: peças assinadas com coisas super acessíveis, com pedras e folhas secas que pego na rua.

Acho que isso deu um estilo contemporâneo, mas ainda assim com jeito de casa. Tem que ser! Um lugar onde você vê que mora gente, que tem cor, que tem vida, que funciona como casa e não como apartamento decorado de revista.

Fernanda: Tem uma coisa muito autêntica acontecendo aqui na medida que a gente vai vivendo a vida: a decoração da casa tá sendo sempre abastecida por experiências que têm a ver com a própria casa! A gente viaja e fica de olho no que tem a cara da nossa casa e os nossos souvenirs vêm com função pro dia a dia. Então, o que a gente vive vai sendo revisitado num cabideiro, numa colher de servir, numa cafeteira, num tapete, num banco… A gente é muito sacoleiro de decoração e a casa vai sendo enfeitada pelas nossas vivências.

oppa_casa_aberta_3

De onde veio a ideia de casar dentro de casa e como foi essa experiência?

Fábio: Queríamos celebrar de forma especial, convidar as pessoas que fizeram parte da nossa história, sem amigos dos pais que não conhecíamos, por exemplo. Também queríamos fazer isso sem gastar um caminhão de dinheiro. Então a saída foi mais ou menos óbvia.

Eu fiz nossos convites, a Fê fez as flores com o melhor amigo dela, o Frank (que também foi o cerimonialista no dia), meus irmãos ajudaram a alugar os móveis da festa… Nada mais natural que, nesse clima, o local fosse nossa casa. Hoje não imagino esse momento de outra forma. Foi incrível!

oppa_casa_aberta_4

Vocês gostam de trocar os móveis de vez em quando. De onde vem essa vontade e o que vocês procuram num móvel na hora de escolher?

Fábio: Ah, quem não gosta, né? Eu, por exemplo, sou doido por luminárias. Toda mesa e todo canto em casa tem uma! Mas agora, depois de 3 anos juntos, a casa está pronta, e as peças que entram são as que precisam ser renovadas, como o nosso sofá, que pensamos em reestofar. Além de novas necessidades que surgem. Preciso sempre de mais gavetas para as minhas canetas e pincéis!

Fernanda: Não concordo com “a casa tá pronta”! Nunca tá! :) Se a gente cresce e evolui, é natural querer aperfeiçoar também o entorno, se cercar do que representa cada nova fase.

oppa_casa_aberta_7

Quadro negro feito pelo próprio calígrafo Fábio Maca :)

oppa_casa_aberta_8

oppa_casa_aberta_9

Mesa lateral Celeste ao lado da cama com cabeceira super criativa feita com festões!