cantinho

Ô coisa boa que seria poder ter um lugar em casa só pra passar o dia inteiro lendo! É uma pena que seja mais uma daquelas coisas que a gente sonha em ter ou fazer, mas que, no fundo, sabe que dificilmente teria tempo de usar, como sala de cinema, de música e outras variantes dedicadas aos hobbies…

A gente não tem tempo, mas as crianças têm! Ou pelo menos deveriam ter, então, que tal separar um cantinho bem bacana no quarto delas pra estimular ainda mais a leitura? É mais fácil do que parece! No post de hoje, damos algumas dicas:

Não precisa fazer reforma. Ok, não é uma dica, mas é um alívio, né? =P Diferente da nossa biblioteca, a das crianças não precisa ser grande porque os livros mudam muito de uma idade pra outra. Então é só achar um cantinho no quarto ou uma salinha que esteja sem uso na casa!

these moments of mine (1)

Deixe as prateleiras ao alcance das mãos, todas elas! Se são muitas, melhor os pequenos abaixarem que tentarem manobras arriscadas pra pegar aquele livro lá em cima… Nossa dica é a Estante Tico-Tico, que tem só 70 cm de altura. Também é bom porque assim os livros ficam mais visíveis. Aliás, é bom lembrar que, contrariando o ditado, as crianças escolhem o livro pela capa, sim! Por isso, prateleiras como a Pepê (foto 5), que guardam os livros de forma paralela, também são super indicadas.

Pode ter cadeira… Mas não precisa ser só ela. Crianças não gostam mesmo de ficar paradas, então improvise lugares diferentes pra sentar. Um cantinho de almofadas, um puff ou um futon são sempre boas pedidas!

diy_teepee

Ache um lugar com boa iluminação. Quando a natural não for suficiente, dê uma reforçada com luminárias!

Torne a leitura mais divertida criando um cantinho que dê aquela sensação de “isolado do mundo” que as crianças gostam tanto. O sonho de consumo, a gente sabe, é a casa na árvore, mas dá pra fazer coisas bem legais do lado de dentro da porta, como a tenda da foto 1 montada pelo The Handmade Home (tutorial no site) e a salinha isolada por cortina do blog These Moments of Mine (foto 2)!

Imagem 3 via Lonny e imagem 4 via Mama Liberated.

www.oppa.com.br