rodrigo-villas_photo_by_gustavo_osorio_u_1000borishoppek

A entrevista de hoje é com o super artista Rodrigo Villas!

CC: Quando vc começou a criar? “ Ah, acho que isso vem de casa mesmo, porque minha família é toda ligada de alguma maneira às artes. Minha avó é poeta e pintora, minha mãe é escultora, meu pai é boêmio, minha tia é escritora. Ou seja, sempre fui muito estimulado a me expressar criativamente. Depois, mais velho, redescobri o graffiti e a street art, que definitivamente mudou a minha vida. Hoje me dedico 100% à minha produção dentro e fora do meu atelier.”

CC: O que deu forma/ cara ao seu estilo? “Na minha produção, acho que foi muito decisiva a criação do meu personagem, o passarinho love bird, que nasceu em Barcelona. Eu tinha acabado de me mudar pra lá e estava com aquela fome de street art, porque a gente recebe mil livros de lá desde sempre. Mas, por incrível que pareça, de uns 10 anos pra cá, a cena de lá vive da resistência de poucos artistas, já que se você for pego grafitando pode receber uma multa de até 3.000 euros. Isso gera um tipo de graffiti mais próximo ao vandalismo como tags, bombs, etc. Então, eu me vi na situação de conhecer artistas a quem eu sempre admirei, como o Boris Hoppek, e a não ter onde pintar, apenas nos festivais de graffiti ou indo pintar em fábricas abandonadas, rieiras…”

pavuna_0013

“Até que um dia me deram uma bolsa para um curso bem bacana em León, no meio de uma turma da pesada da ilustração espanhola (Antonio Santos, Isidro Ferrer, Pablo Amargo, entre outros). No dia do projeto final, olhei pela janela e vi um fim de feira rolando lá embaixo. Desci e catei um monte de material maluco: caixa de frutas, papelão, madeira, etc. Fui fazendo alguns experimentos e acabou nascendo o passarinho, que simbolizava muito da minha trajetória vindo do Brasil até a Espanha.”

CC: Para você qual é o poder da ARTE? “A arte tem muito potencial. Pra quem produz pode ser algo mágico, transformador. Eu me encontro muito comigo mesmo quando estou produzindo! Questões sobre quem sou eu, o que eu quero, o que acredito, para onde eu quero que meu trabalho evolua, porque continuar a produzir. É uma forma de terapia! As pessoas acham que a vida de artista é fácil, quando na verdade ela é muito dura, cheia de altos e baixos. Mas, muito gratificante também! Quando todo aquele esforço se transforma em algo bonito, uma exposição bacana, um projeto realizado, as coisas fazem um sentido absurdo!

Villas_Sakristan_Aug10_1_1000

Imagem 1: Mural de Rodrigo Villas e Boris Hoppek (foto: Gustavo Osório)
Imagem 2: Mural de Rodrigo Villas no bairro Pavuna, no Rio de Janeiro
Imagem 3: Mural de Rodrigo Villas e Sakristan

Por Conexão Cultural.

O Conexão Cultural é uma organização que promove acesso e conteúdo na área cultural por meio da integração entre as mais diversas formas de arte com o objetivo de levar cultura para o cotidiano das pessoas, oferecendo novas dinâmicas de sociabilização, valorizando a troca de experiências, estimulando a curiosidade e a criatividade. Visite o site deles! http://www.conexaocultural.org/

www.oppa.com.br