primeira

Hoje, o Conexão Cultural entrevista o grande artista de rua Paulo Ito pra conhecer um pouco mais sobre ele e suas ideias!

CC: Em seu processo criativo, o que te inspira a criar?

P.I.: O que me inspira é a possibilidade de transmitir uma mensagem, uma reflexão ou um pensamento, e o que me move a fazer isso é: 1 – indignação, revolta, raiva e a possibilidade da provocação; 2 – expressão e reflexão sobre temas da minha vida pessoal; 3 – auto superação; e 4 – catarse e necessidade de produzir pra não enlouquecer. Meu mestre Lourenço Mutarelli tem um quadrinho que ilustra isso. Dentro do cérebro do protagonista vive um cachorro chamado HQ, se o protagonista não der atenção pro cãozinho, ele bagunça tudo lá dentro.

CC: Pra você, como a arte pode mudar a vida das pessoas?

P.I.: Provocando reflexão, inquietação e causando (ou despertando) revolta. Pois “colorir o cinza” pode fazer sentido, embora seja uma ideia que já virou um chavão e que quem se interessa um pouco por graffiti adora ouvir e que a mídia adora repetir. Mas isso, a meu ver, ajuda e é importante, mas não muda efetivamente as coisas num sentido estrutural. Tem uma frase do Mário Quintana que ilustra o que penso. Leio “arte” onde ele escreve sobre “livros/literatura” mas na verdade é a mesma coisa: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

3640542827_cbaeb6789e_o

CC: Qual seria o lugar “sonho” para expor os seus trabalhos?

P.I.: A rua, sem dúvida nenhuma. Talvez um dos únicos lugares onde se pode escapar ao totalitarismo mercantil de museus e galerias e que ameaça liquidar com a liberdade que todo artista tem (ou deveria ter). E provavelmente em São Paulo mesmo ou em outros locais subdesenvolvidos, porque é neles que existe a maior carência em relação à cultura. Mas, sem dúvida, também seria muito interessante construir, no exterior, uma crítica a outro país ou cultura, evidentemente na rua.

Por Conexão Cultural.

O Conexão Cultural é uma organização que promove acesso e conteúdo na área cultural por meio da integração entre as mais diversas formas de arte com o objetivo de levar cultura para o cotidiano das pessoas, oferecendo novas dinâmicas de sociabilização, valorizando a troca de experiências, estimulando a curiosidade e a criatividade. Visite o site deles! http://www.conexaocultural.org/

www.oppa.com.br